A Vodacom Moçambique, através da sua plataforma financeira M-Pesa, anunciou, na FACIM, o lançamento oficial do Txova, um novo serviço de microcrédito automático que vem responder a uma das maiores limitações enfrentadas pelos clientes: a falta de pequenos valores monetários para completar transacções essenciais do dia-a-dia.
O Txova surge como o “irmão mais novo” do Txuna, um produto já consolidado no mercado, que ao longo de sete anos impactou mais de 2,5 milhões de moçambicanos, provando que o acesso a soluções de crédito pode transformar realidades e abrir oportunidades económicas. Enquanto o Txuna disponibiliza limites de crédito mais alargados, o Txova foi concebido para situações práticas e imediatas, garantindo que pagamentos de energia, água, gás, combustível, internet, serviços de voz ou até transferências no M-Pesa não falhem por falta de alguns meticais.

Na ocasião, Izdin Gafar, Director de Serviços Financeiros da Vodacom Moçambique, destacou que esta inovação traduz o espírito da Vodacom em estar cada vez mais conectada com os moçambicanos, oferecendo ferramentas que respondem a desafios concretos.
“O Txova é instantâneo, automático e conveniente. Se antes uma transacção falhava por saldo insuficiente, agora o cliente pode completar o pagamento com este serviço, reembolsando o valor em até 30 dias. Estamos a falar de limites flexíveis que vão de 1 até 90 meticais, pensados para as necessidades reais das famílias e pequenos negócios”, explicou Gafar.
Além de apoiar os clientes individuais, o serviço representa também um benefício directo para empresas e fornecedores de serviços essenciais, como a EDM, empresas de abastecimento de água ou distribuidores de gás e combustível, que passam a ter maior garantia de continuidade de receitas mesmo em cenários de insuficiência momentânea de saldo dos clientes.
Desenvolvido em parceria com o First National Bank (FNB), que assegura a liquidez necessária, o Txova reforça o compromisso da Vodacom com a inclusão financeira e com a digitalização da economia moçambicana, pilares que têm norteado os 12 anos de história do M-Pesa no país.
Para Sérgio Gomes, Director Geral do M-Pesa, a introdução do Txova está alinhada com a visão de longo prazo da empresa:
“Estamos a criar é um ecossistema inclusivo, capaz de apoiar as famílias, os pequenos negócios e os grandes fornecedores. O Txova reforça o nosso compromisso em construir uma economia digital mais sólida e participativa, onde ninguém fica de fora.”
O lançamento do Txova reforça o posicionamento da Vodacom Moçambique como líder em serviços financeiros móveis no país e marca mais uma etapa da sua missão de empoderar economicamente milhões de cidadãos, ao mesmo tempo que apoia empresas e instituições a tornarem-se mais eficientes e sustentáveis através da digitalização.
