Wednesday, February 25, 2026
spot_img

XXIX Conferência Lusófona sobre seguros

A gestão de riscos associados às mudanças climáticas e a aplicação da inteligência artificial no setor segurador e na exploração de recursos petrolíferos estarão no centro dos debates da 29ª Conferência Anual da Associação Lusófona de Supervisores de Seguros (ASEL), que terá lugar em Maputo a partir de quinta-feira.

O evento inicia com a realização da Assembleia-Geral do organismo, que antecede a conferência agendada para o dia 18. Estão confirmados cerca de 150 participantes, representando oito países lusófonos, entre reguladores, operadores do mercado segurador e convidados internacionais.

Entre os temas em destaque constam a distribuição de seguros nos territórios da lusofonia, o conteúdo local nos megaprojetos de petróleo e gás, e os impactos das mudanças climáticas sobre a sustentabilidade do setor segurador. A escolha desta agenda ganha maior relevância no contexto moçambicano, onde a legislação recentemente aprovada permite a colocação de seguros dos projetos de Rovuma fora do país, afastando as seguradoras nacionais da gestão direta desses riscos.

Para aprofundar o debate sobre mudanças climáticas, a ASEL convidou como orador principal um representante do regulador de seguros de Portugal. Já a abordagem sobre inteligência artificial contará com a intervenção de uma das mais prestigiadas resseguradoras internacionais, que irá partilhar estratégias para dinamizar o mercado segurador, com destaque para a modernização dos canais de distribuição e a criação de mecanismos inovadores de cobertura.

A conferência reforça o papel da ASEL como espaço de partilha de experiências e de promoção de soluções conjuntas para o fortalecimento do setor segurador no espaço lusófono.

Noticias Relacionadas

Criativos de Eswatini, África do Sul e Moçambique lançam o “Corredor da Incubadora de Artes”

House On Fire (Eswatini), AltBlk Continua (África do Sul)...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...

Moçambique institui novo regulador para supervisão de seguros e fundos de pensões

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, promulgou esta...

Fidelidade Ímpar começa 2026 com confiança e reconhecimento Great Place to Work

O ano de 2025 foi bastante exigente tendo em...