A Decisão Final de Investimento (DFI) para o projecto Coral Norte FLNG da ENI Rovuma Basin, está prevista para a primeira semana do próximo mês de Outubro, avançou, ontem, em Nova Iorque, nos EUA, o Presidente da República.
“Moçambique tem gás. Tem uma das maiores descobertas de gás, do mundo. Neste momento, estamos a explorar e a exportar gás com a ENI, que é italiana, onde o investimento foi de cerca de sete bilhões de dólares. Na primeira semana de Outubro vamos fazer o lançamento do segundo projecto, Decisão Definitiva do Investimento. Também são cerca de sete bilhões de dólares” adiantou Daniel Chapo.

Recorde-se que o Governo aprovou o projecto Coral Norte FNLG em 8 de Abril passado, para o desenvolvimento e produção de 3,5 milhões de toneladas durante 30 anos, Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.
Falando durante a Reunião da Aliança para a Energia Global, à margem da 80ª sessão de Alto Nível da Assembleia-geral da ONU, o Chefe de Estado recordou que o país hospeda o projecto de gás liderado pela francesa TotalEnergies, avaliado em 15 bilhões de dólares, e o projecto liderado pela americana a ExxonMobil, avaliado em 20 bilhões de dólares.