O Ministro dos Recursos Minerais e Energias, Estevão Pale, que a vai ser inaugurada em Novembro deste ano a unidade de processamento de gás de cozinha localizada no distrito de Inhassoro, província de Inhambane.
“No próximo dia 13 de Novembro, iremos inaugurar infra-estrutura de processamento de hidrocarbonetos em Inhassoro. Esta unidade permitirá a produção integrada de gás natural, GPL, geralmente conhecido como gás de cozinha e petróleo leve, ampliando a capacidade nacional de refinação” disse.
A infra-estrutura foi projectada para produzir 30 mil toneladas anuais de gás natural liquefeito, 53 milhões de megajoules de gás natural por ano, e quatro mil baris de petróleo leve por dia, e vai operacionalizar a central térmica de Temane.

“Queremos que o mesmo se observe na área de combustíveis e de electricidade. Criar um ambiente competitivo para a participação do sector privado, mas garantir, em simultâneo, maior regulação e fiscalização pelo Estado” disse o Ministro, citado pela TVM.
A nova unidade de processamento vai permitir a produção integrada de gás natural e petróleo leve, ampliando a capacidade nacional de refinação, bem como assegurar maior disponibilidade de gás de cozinha para o mercado doméstico.