Saturday, January 10, 2026
spot_img

CASP 2025: Conferência do sector privado prevê mobilizar 1,5 MM$ em projectos para investimentos

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a maior entidade patronal no País, prevêm discutir projectos de quase 1,5 mil milhões de dólares na 20.ª edição da Conferência Anual do Sector Privado (CASP), que deverá decorrer em Maputo, de 12 a 14 de Novembro próximo.

Segundo a CTA, tratam-se de projectos voltados para investimentos nas áreas de construção, habitação e urbanização sustentável, sendo que a presente edição deverá reunir mais de dois mil participantes, 10 sessões de alto nível e mais de 50 expositores, nacionais e estrangeiros.

Falando esta sexta-feira (24), durante a cerimónia de apresentação da CASP, o vice-presidente da CTA, Onório Manuel, desafiou o Governo para a plataforma com vista a reforçar a aproximação entre o sector público, o sector privado e os cidadãos.

“Usem esta plataforma para apresentarem soluções, comunicarem reformas, demonstrarem inovação e construírem sinergias que tornem Moçambique mais competitivo, mais produtivo e mais sustentável. Queremos que o sector público utilize esta feira para aproximar-se aproximar do sector privado e dos cidadãos, para apresentar os seus programas, recolher contribuições e acelerar a execução de políticas públicas”, Onório Manuel.

Por sua vez, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, reiterou que o Governo está aberto ao diálogo e à colaboração com o sector privado, com vista a promover parcerias público-privadas no financiamento e construção de habitação a preços acessíveis, particularmente para jovens e famílias de baixa renda.

Noticias Relacionadas

Fundo Soberano cresce em 6% para mais de USD 116 milhões

O Fundo Soberano de Moçambique registou um crescimento significativo...

Juros da dívida de Moçambique com maior queda desde 2018

Os juros da dívida de Moçambique conheceram a maior...

Moçambique: Banco Mundial vê oportunidades de negócio para investidores privados

O Banco Mundial reiterou, ontem, em Maputo, que Moçambique...

Moçambique vai receber encontro sino-lusófono de empresários

O Governo de Macau disse ontem que a edição...