A Vodacom Moçambique anuncia a disponibilidade de 10 milhões de meticais, a serem alocados às diferentes iniciativas de resposta humanitária que a empresa está a implementar no contexto da actual crise das cheias. Este montante será canalizado para acções concretas no terreno, incluindo apoio alimentar, bens de primeira necessidade, conectividade de emergência, kits de dignidade e outras medidas de apoio às comunidades afectadas, em articulação com as autoridades competentes e parceiros de resposta.
Materializando desde já este compromisso, a Fundação Vodacom iniciou hoje a entrega de cerca de 20 toneladas de produtos alimentares, bens de primeira necessidade e medicamentos, ao Governo da Província de Gaza, em estreita coordenação com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), para apoio às famílias afectadas naquela província.
Esta acção integra um esforço contínuo da Fundação Vodacom para reforçar a assistência humanitária a decorrer e apoiar as comunidades mais impactadas. Em paralelo, a Fundação Vodacom lançou duas campanhas de recolha de donativos que irão complementar a ajuda iniciada.

A primeira consiste numa angariação de fundos, em parceria com o M-Pesa, cujo valor arrecadado será destinado à compra de cabazes alimentares, a serem distribuídos no âmbito da iniciativa “Chuva de Afectos”. Por cada cabaz angariado, a Fundação Vodacom irá oferecer mais um. A segunda é uma campanha interna de recolha de donativos entre os colaboradores da Vodacom, para posterior distribuição nos centros de acolhimento temporários na Província de Maputo.
Ainda no âmbito das iniciativas de apoio social, a Fundação Vodacom vai canalizar também a entrega de 1000 “kits de dignidade”, compostos por produtos de higiene essenciais, em resposta ao apelo de Sua Excelência a Primeira-Dama da República de Moçambique, Gueta Chapo, reforçando a protecção e dignidade de mulheres e raparigas nos centros de acolhimento. Complementarmente, chegou já a Moçambique uma missão do Instant Network Emergency Response (INER), uma iniciativa global da Fundação Vodafone, liderada localmente pela Fundação Vodacom.

A missão visa restabelecer rapidamente a conectividade em áreas onde as comunicações ainda não estão plenamente estabilizadas, permitindo disponibilizar serviços gratuitos de voz, SMS e internet às comunidades e às organizações envolvidas na resposta humanitária, sobretudo nos centros de acolhimento temporários.
Finalmente, numa iniciativa em consonância com a autoridade reguladora e as restantes operadoras, a Vodacom Moçambique realizou o aprovisionamento de um pacote SOS grátis para os clientes nas zonas afectadas, contendo minutos válidos para todas as redes, megas e SMS. A Vodacom Moçambique e a Fundação Vodacom continuam a acompanhar a evolução da situação no terreno.
As entidades reforçam as iniciativas de solidariedade e trabalham para restabelecer rapidamente os serviços de comunicação por acreditar que apoiar a rápida recuperação ajuda a restaurar a dignidade e o bem-estar das populações afectadas pelas chuvas em todo o país.



