Nuno Saraiva Pinto é o novo Country Managing Partner da Deloitte Moçambique, assumindo a liderança da operação no país com a missão de consolidar a visão estratégica da organização e impulsionar o seu crescimento num contexto económico cada vez mais orientado para a inovação e transformação digital.
Com uma carreira sólida de mais de 25 anos, Nuno Pinto exercia até aqui funções de Partner nas áreas de Consultoria, Tecnologia e Fiscal. Ao longo do seu percurso, assessorou clientes dos sectores público e privado em projectos multidimensionais, incluindo estruturação de grupos económicos, organização de investimentos, reorganizações operacionais, fusões e aquisições, bem como programas de transformação digital.
Ao assumir o novo desafio, Nuno Pinto sublinha o compromisso da consultora com o país. “A Deloitte tem um forte compromisso com Moçambique, que se reflecte num investimento contínuo e de longo prazo. Temos vindo a reforçar e diversificar os serviços disponibilizados aos nossos clientes, acompanhando as necessidades de um mercado cada vez mais direccionado para a inovação e a transformação digital. Em paralelo, continuamos a apostar nas pessoas, capacitando e desenvolvendo talento local. Queremos manter-nos como um catalisador de inovação e apoiar o desenvolvimento sustentado das organizações e dos profissionais moçambicanos”, afirmou.
Desde a integração de Moçambique, em 2022, no cluster lusófono da Deloitte, que congrega cinco países e mais de 5.500 profissionais a consultora tem vindo a consolidar a sua presença no território nacional. A estratégia passa pelo reforço da oferta de serviços especializados e pela transferência de competências técnicas, beneficiando da rede global da organização.
Com acesso a soluções tecnológicas avançadas e equipas altamente qualificadas, a Deloitte Moçambique posiciona-se para apoiar as empresas nacionais na sua modernização e internacionalização, contribuindo, deste modo, para o aumento da competitividade da economia moçambicana nos mercados além-fronteiras.
Nuno Pinto é licenciado em Economia pela Universidade de Lisboa, onde concluiu igualmente uma Pós-Graduação em Gestão Fiscal. Em 2015, obteve o título de Revisor Oficial de Contas, reforçando o seu percurso técnico e profissional na área financeira e de auditoria.



