Tuesday, September 1, 2026
spot_img

Moçambique oferece garantia de 2,25 bilhões dólares para o GNL

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) oferece aos parceiros do projecto de gás natural liquefeito uma garantia 2,25 bilhões de dólares. O projecto liderado pela Total pagará a participação da empresa estatal de petróleo.

Segundo Carlos Zacarias, presidente do órgão regulador de Moçambique, o Instituto Nacional do Petróleo (INP), o financiamento estatal havia sido garantido e os parceiros aceitaram uma garantia do governo de $2,25 bilhões em vez de uma contribuição imediata de capital da ENH.

O Presidente do INP, disse que a garantia é válida por cinco anos. Cada parceiro no projeto será obrigado a fazer uma contribuição mínima de capital. A ENH possui 15% de participação no projeto que deverá iniciar a produção em 2024, enquanto a Total possui 26,5% depois de adquirir sua participação na Anadarko por US $ 3,9 bilhões em 2019.

Noticias Relacionadas

FACIM 2026 leva 28 países e três mil empresas ao mercado moçambicano

28 países já confirmaram participação na 61.ª edição da...

Receitas do petróleo aumentam 121%, mas megaprojectos perdem peso no Orçamento do Estado

As receitas provenientes da exploração de petróleo e gás...

ExxonMobil reserva 4 mil milhões de dólares para conteúdo local no projecto Rovuma LNG

A ExxonMobil já reservou cerca de 4 mil milhões...

Sector segurador cresce cerca de 8% em 2025 e atinge 24 mil milhões de Meticais

Dados oficiais indicam que o sector de seguros registou,...