Monday, October 13, 2025
spot_img

Moçambique e Total assinam pacto de proteção para o projecto de GNL

A gigante francesa Total e o governo de Moçambique assinaram um pacto de segurança para garantir a segurança do projeto Mozambique LNG de $ 20 bilhões que está sendo desenvolvido na província de Cabo Delgado, ao norte do país.

De acordo com o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, o pacto de segurança “reforça medidas de segurança e se esforça para criar um ambiente operacional seguro para parceiros como a Total que permite o seu investimento contínuo na indústria moçambicana”.

A Total tomou a decisão final de investimento de 20 bilhões de dólares em 2019 e pretende entregar o primeiro gás até 2024. No mês passado, a empresa conseguiu 16 bilhões dólares em financiamento para o projecto, apesar das difíceis condições de mercado em meio à pandemia da COVID-19 e aos baixos preços do petróleo.

O projecto compreende o desenvolvimento de campos de gás na concessão Offshore da Área 1, compreendendo os campos de Golfinho e Atum. O plano de desenvolvimento também inclui a construção de uma planta de liquefação com capacidade de 13,1 milhões de toneladas por ano

Noticias Relacionadas

Galp vende participação de gás em Moçambique

A Galp irá receber 100 milhões de dólares (85,4...

Eni formaliza investimento de 7,2 mil milhões de dólares no projecto Coral Norte

A petrolífera italiana Eni formalizou, esta quinta-feira, em Maputo,...

Força maior no projecto Mozambique LNG pode ser levantada já na próxima semana

Fontes ligadas ao projecto confirmam que a declaração de...

Unidade de processamento de gás de cozinha inaugurada em Novembro

O Ministro dos Recursos Minerais e Energias, Estevão Pale,...