Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Kenmare muda sua mina de dragagem

A empresa irlandesa Kenmare Resources, que explora areias pesadas na província de Nampula, deslocou com sucesso a sua draga de Topuito, no distrito de Larde, para Pilivili, no distrito de Moma. 

O equipamento, com peso total de 8,700 toneladas, é composto pela Planta de Concentração Úmida (WCP), a própria draga e uma barcaça. Foi percorrido por uma estrada de 23 quilômetros de extensão e 66 metros de largura, construída especialmente para esse fim. É a primeira vez que uma  operação desta dimensão é realizada em África. 

A mudança começou no dia 14 de setembro e foi concluída no dia 25 do mesmo mes. O gerente geral das operações da Kenmare, Higino Jamisse, disse aos jornalistas que a transferência rodoviária, embora mais cara do que a alternativa de desmontar o equipamento e remontá-lo, foi escolhida por implicar uma interrupção mais curta da mineração. 

A opção de desmontar o equipamento e depois remontá-lo em Pilivili “teria sido mais barata”, disse, “mas a duração da paralisação teria sido muito longa. Estimamos uma paralisação de seis meses, mas a retirada dos equipamentos da rodovia, como acabamos de fazer, reduz a interrupção para cerca de dois meses ”. 

“Preferimos pagar mais pela opção, o que nos levaria a uma retomada mais rápida da produção”, disse Jamisse. “A mineração aqui em Pilivili começa em 1º de novembro. Tudo está alinhado e estamos satisfeitos ”. 

Mesmo assim, esperava-se uma redução de 20 por cento na produção este ano. Os custos da mudança foram inicialmente estimados em 106 milhões de dólares, mas Jamisse espera que o valor final suba um pouco. 

Jamisse disse que toda a operação, apesar de sua enorme escala e natureza delicada, ocorreu sem incidentes, e a segurança de todos os envolvidos foi garantida. “Foi muito trabalhoso garantir a segurança dos envolvidos e das comunidades”, continuou.

 “A operação foi inédita e, pelo tamanho do equipamento que estava sendo movido, chamou muita atenção. Colocamos um cordão de segurança muito forte no lugar ”. 

A mudança foi realizada usando veículos de plataforma chamados de transportadores modulares autopropelidos (“SPMTs”) por um empreiteiro especializado em elevação e transporte. A draga já foi colocada em pedestais de concreto em seu destino.

Entrevistas Relacionadas

Ex-Mineiros moçambicanos recebem compensação por doenças ocupacionais

Os ex-mineiros moçambicanos que trabalharam nas minas da África...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Gemfields pagou 35% de suas receitas ao Estado

Em Julho de 2021, a Gemfields, principal accionista da...