A Eni SpA recebeu interesse mais do que suficiente para o seu próximo projecto de gás natural liquefeito flutuante em Moçambique, mesmo quando os credores internacionais enfrentam uma pressão crescente para reduzir a exposição aos combustíveis fósseis.
Luca Vignati, director do negócio upstream da Eni, disse numa entrevista que a fábrica custará aproximadamente o mesmo que o seu projecto Coral Sul, de 7 mil milhões de dólares, inaugurado em 2022. As decisões de investimento para a nova fábrica poderiam ser tomadas já neste trimestre, disse ele.
Enquanto os projectos petrolíferos enfrentam desafios crescentes para encontrar financiamento à medida que o mundo avança para a descarbonização, o gás é um combustível de queima mais limpa e visto como parte da transição energética. Os potenciais financiadores de Coral North incluem o Banco de Exportação-Importação dos EUA, que listou o projecto como pendente no seu site.
“O financiamento de instituições internacionais e dos primeiros investidores é superior ao que precisávamos”, disse Vignati esta semana na Cidade do Cabo. A produção fiável de Coral South desde o seu início significa que os bancos que estão a considerar a fábrica de Coral North “vêem algo que está a funcionar”.
O novo navio será idêntico ao seu irmão, mas a Eni conseguirá extrair mais 5% de GNL, disse Vignati. Isso elevaria a produção para 3,6 milhões de toneladas de GNL por ano.
Está localizado na concessão nacional da Área 4. Os parceiros incluem a Exxon Mobil Corp, a China National Petroleum Corp, a Abu Dhabi National Oil Co, a Korea Gas Corp e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P., produtora estatal de Moçambique.
A aprovação pelo governo poderá ser finalizada nas próximas semanas, disse Vignati. Para acelerar o cronograma, a Eni reservou espaço num estaleiro de construção naval e já foram encomendados itens de longo prazo, disse ele.
Embora os projetos da Eni tenham atraído muito interesse, os financiadores da instalação onshore de US $ 20 bilhões da TotalEnergies SE no país – suspensa em 2021 por causa de uma violenta insurgência – ainda precisam reafirmar os compromissos. A empresa está concentrada no desenvolvimento do projecto assim que a situação de segurança estiver resolvida, disse o director executivo Patrick Pouyanne numa apresentação aos investidores este mês.
FONTE: Bloomberg – https://www.bnnbloomberg.ca/investing/2024/10/11/eni-attracts-funding-interest-for-next-floating-lng-plant/