Quinta-feira, Abril 25, 2024
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“A portagem é a forma mais sustentável de financiamento de estradas”

Segundo Angelo Lichanga, presidente da empresa pública Revimo (Rede Rodoviária de Moçambique), as portagens rodoviárias são a forma mais sustentável de manter a rede rodoviária de Moçambique.

Entrevistado na edição de segunda-feira da revista independente “Carta de Mocambique”, Lichanga defendeu vigorosamente a decisão de instalar quatro portagens ao longo da Estrada do Anel de Maputo, o que despertou a fúria do poderoso lobby do automóvel.

Lichanga assinalou que os utentes já pagam pelo seu abastecimento de água e electricidade, e não viu porque é que os utentes das estradas deviam ser tratados de forma diferente.

As portagens rodoviárias, disse ele, aliviariam o fardo que as estradas representam actualmente para o orçamento do Estado, e reforçariam a justiça entre os cidadãos, uma vez que as estradas seriam pagas pelas pessoas que as utilizam e não pelos recursos públicos, pagos por todos os contribuintes moçambicanos, e pelos contribuintes dos países doadores.

Não havia nada de novo sobre o princípio de “os utentes pagam”, acrescentou ele. As portagens rodoviárias eram cobradas há séculos, e em países de todo o mundo.

“Face à escassez de recursos internos, em muitos países em desenvolvimento as estradas são construídas com recursos obtidos de parceiros de desenvolvimento”, observou Lichanga. “Os países beneficiários, que deveriam garantir a manutenção das estradas, não têm dinheiro suficiente nos seus orçamentos públicos, o que resulta na deterioração precoce das estradas”.

De acordo com o presidente da REVIMO, as portagens criaram uma nova fonte de receitas para construir ou manter estradas sem aumentar a tributação geral. Estas seriam uma fonte de financiamento estável para a manutenção de estradas que não dependesse do orçamento do Estado, e as futuras receitas das portagens poderiam ser utilizadas como garantias para empréstimos, obtidos para novos investimentos na rede rodoviária.

As portagens permitiriam também subsídios cruzados entre estradas, em que estradas com elevados custos de construção ou manutenção seriam subsidiadas a partir do excesso de receitas cobradas nas estradas com custos mais baixos.

O governo tem estado, em princípio, empenhado em angariar fundos para as estradas a partir das portagens há muitos anos, mas a resistência do lobby automóvel e dos seus apoiantes na sociedade civil, atrasou a introdução de portagens na maioria das estradas principais do país.

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