Terça-feira, Outubro 15, 2024
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A sustentabilidade como vantagem competitiva: O papel das práticas de ESG e Marketing nas PMEs

Moçambique tem apresentando uma promissora trajetória econômica e métricas de crescimento relevantes e está cada vez mais buscando transformações significativas e neste cenário é cada vez mais notável o papel que as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) desempenham para o desenvolvimento económico do país.

Embora muitas MPMEs estejam cientes de aspectos sociais e ambientais, é sabido de suas limitações para uma aplicação de grandes investimentos na implantação de acções para o desenvolvimento de negócios sustentáveis, entretanto é possível dar os primeiros passos nesta jornada com a adopção de ações graduais. As empresas moçambicanas, podem e devem gradualmente implementar práticas ESG para capitalizar nas crescentes oportunidades económicas, ao mesmo tempo em que promovem um impacto positivo na sociedade.

Como ponto de partida nesta jornada sustentável, as PMEs podem focar em práticas ambientais que não exigem grandes investimentos financeiros, como algumas ações para eficiência de recursos. Pequenos exemplos que podem ser implementados incluem gestão de resíduos, uso eficiente de energia, e incentivar os colaboradores a adoptar e propagar essas práticas para além da empresa. Isso ajuda a demonstrar um compromisso com a sustentabilidade. No sector agrícola de pequena e média escala, as PMEs podem adoptar técnicas de agricultura sustentável que preservam a saúde do solo e reduzem o uso de produtos químicos, contribuindo para a conservação ambiental sem incorrer em altos custos.

Embora inicialmente perceba-se como caro, o uso de energia renovável pode ser implementado de forma incremental. Moçambique tem um potencial solar significativo, e as PMEs podem começar com pequenos passos e, ao longo do tempo, à medida que os benefícios financeiros de contas de energia reduzidas se tornem aparentes, essas empresas podem reinvestir as economias para expandir sua capacidade de energia renovável. Essa abordagem gradual permite que as PMEs estejam alinheme aos objectivos globais de sustentabilidade sem sobrecarregar seus orçamentos limitados.

No campo social, o engajamento comunitário e o desenvolvimento são vitais para promover boa vontade e construir fortes relações locais. As PMEs podem se envolver no desenvolvimento comunitário apoiando projectos locais por meio de doações de suprimentos ou voluntariado. Esses esforços não exigem grandes desembolsos financeiros, mas podem ter um impacto profundo no bem-estar da comunidade e na fidelidade dos clientes.

O bem-estar dos colaboradores também é uma parte importante no caminho para a gestão sustentável dos negócios, e o desenvolvimento das pessoas deve ser uma prioridade. Salários justos, condições de trabalho seguras e oportunidades de desenvolvimento contínuo de habilidades são essenciais para manter uma força de trabalho motivada e eficiente. Para as PMEs, ter uma equipe engajada pode se reflectir no aumento da produtividade, redução da rotatividade, melhoria na qualidade dos produtos ou serviços, maior inovação e resiliência, o que se traduz em aumento da satisfação do cliente e fortalece a empresa diante das adversidades típicas de ambientes com recursos limitados.

Juntamente com todas as ações já mencionadas, a adopção de práticas de Governança, como garantir operações transparentes e o engajamento dos stakeholders, é crucial para construir confiança e credibilidade. As PMEs devem adoptar estruturas de governança que incluam auditorias regulares, conformidade com as regulamentações locais e práticas empresariais éticas. Relatórios financeiros transparentes, mantendo registos claros e precisos de transações e decisões, podem ser feitos usando soluções de software simples e de baixo custo.

Engajar todos os stakeholders—clientes, funcionários, fornecedores e investidores—por meio de canais de comunicação regulares ajuda a reunir feedback, resolver preocupações e fortalecer os relacionamentos, ao mesmo tempo que promove o compromisso com o sucesso da empresa. Nesse contexto, o marketing desempenha um papel fundamental na promoção das práticas de ESG. Ao comunicar de forma eficaz seu compromisso com o desenvolvimento e com as práticas sustentáveis, as empresas podem melhorar sua reputação de marca e atrair clientes que valorizam práticas empresariais éticas e responsáveis.

À medida que Moçambique continua a crescer economicamente, integrar práticas ESG nas estratégias de negócios não é apenas uma obrigação moral, mas uma vantagem estratégica. As PMEs, com seu papel significativo na economia, têm o potencial de integrar essa transformação e construir negócios resilientes que contribuam para os objectivos de desenvolvimento sustentável do país. Com uma implementação cuidadosa e marketing eficaz, a implementação das práticas de ESG podem abrir caminho para um futuro próspero tanto para as empresas quanto para as comunidades em Moçambique.

À medida que o país continua a se desenvolver, integrar práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) às estratégias de negócios especialmente para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) não é apenas uma obrigação moral, mas uma vantagem estratégica. Ao mesmo tempo, é sabido que o investimento em acções de comunicação e marketing ajudam a construir fortes relações com os clientes e potenciais clientes. Neste cenário, torna-se vital aliar as práticas de negócios sustentáveis dentro do planeamento geral da empresa, de forma que as acções de comunicação e sustentabilidade possam juntas catalisar o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo.

Por: Dayane Azeredo – Ipsos Moçambique

Dayane Azeredo é apaixonada por assuntos relacionados à pessoas, inovação, marcas, consumidores e desenvolvimento sustentável.  Profissional de Relações Públicas, actua há mais de 10 anos como gestora de marcas, relacionamento com clientes e stakeholders e liderança de projectos e pessoas.

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