Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Abdul Jivane é o novo PCE do BNI

O Banco Nacional de Investimento (BNI) instituição financeira detida pelo Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) nomeou, na última quinta-feira, Abdul Jivane para o cargo de Presidente da Comissão Executiva (PCE) em substituição de Tomás Matola.

Antes da sua ascensão à presidência do BNI Abdul Jivane ocupou o cargo de administrador executivo no mesmo banco desde 2015.

Quanto ao perfil académico, é licenciado em economia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e possui mestrado em finanças empresariais pela Universidade de Liverpool e Pós-graduação em gestão bancária pela Catolica Lisbon School of Business and Economics.

O BNI é uma instituição financeira de desenvolvimento, detida pelo Estado moçambicano e destinada ao financiamento de longo prazo para empreendimentos sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento social e económico do País. As principais áreas de actuação do banco são infra-estrutura, recursos naturais, energia, agricultura, indústria, comércio e transporte.

Entrevistas Relacionadas

Indicadores prudenciais e económico-financeiros da carteira móvel: M-Pesa, E-Mola e MKesh

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou a avaliação dos...

Novo horário de trabalho proposto para Maputo visa descongestionar o trânsito

A cidade e província de Maputo poderão adoptar novos...

Prémio de melhor CEO do sector bancário atribuído ao PCE do BCI

Francisco Costa, Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCI,...

BCI, Millennium Bim e Standard Bank concentram 75% dos lucros bancários

Em 2023, o BCI, Millennium bim e Standard Bank...