O Absa Bank foi eleito “Melhor Banco do Ano em Moçambique” nos International Investors Awards2025, uma iniciativa promovida pela publicação britânica “International Investor Magazine”, sediada em Londres, informou, a instituição financeira em comunicado.
Segundo o documento, o prémio reconhece o desempenho da instituição bancária na promoção de soluções financeiras inovadoras e sustentáveis, alinhadas com os desafios e as ambições do mercado moçambicano. O galardão sublinha, ainda, “o compromisso do Absa com padrões elevados de ética, transparência e excelência operacional, atributos que consolidam a sua reputação no sector financeiro nacional”.
Em reacção à distinção, Pedro Carvalho, CEO do Absa Bank Moçambique, destacou o significado da conquista para o banco e para os seus clientes. “Ser reconhecido como Melhor Banco do Ano reforça o nosso compromisso em oferecer soluções bancárias personalizadas, alinhadas com as aspirações financeiras dos nossos clientes. Somos um banco orientado para a inovação, centrado nas pessoas e empenhado em promover um ambiente financeiro mais acessível, eficiente e inclusivo”, afirmou o responsável.
A avaliação das instituições concorrentes aos International Investors Awards é realizada com base em critérios como inovação tecnológica, qualidade no atendimento ao cliente, solidez financeira, responsabilidade social e práticas eficazes de gestão de riscos. De acordo com os organizadores, o Absa destacou-se pela consistência na aplicação destes princípios em todas as áreas da sua actuação.
Ao longo dos últimos anos, o banco “tem reforçado a sua presença no mercado através da digitalização de serviços, investimento em capital humano e do fortalecimento das suas políticas de sustentabilidade. Esta abordagem integrada tem permitido ao Absa consolidar-se como uma das “principais referências do sistema bancário nacional”. Para além do reconhecimento internacional, “o prémio representa um novo impulso para a estratégia da instituição, que pretende continuar a sua trajectória de crescimento assente na robustez operacional, no impacto social positivo e na liderança de mercado.”