O evoluir das sociedades foi fortemente testemunhado pelo desenvolvimento tecnológico, que influenciou o modus operandi das pessoas em diversos contextos, e a banca não é excepção, tendo apostado na oferta de serviços digitais. E foi este o grande tema debatido neste evento.

Para o Fundador e Presidente da Associação das Fintechs Moçambique, João Gaspar, “a banca digital é sustentada pelo sistema electrónico, onde, inclusive, os cartões de crédito são um exemplo de fintechs, ou seja, produtos financeiros totalmente digitais, nos quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação aos serviços tradicionais do sector.

As fintechs vieram revolucionar a forma como as pessoas  acedem aos serviços bancários e as instituições bancárias são um grande exemplo destas tecnologias nas quais as operações e pagamentos são efectuados digitalmente, um dos aspectos que, actualmente, concorre para os que bancos associem cada vez mais novos serviços digitais às plataformas de financiamento colectivo, agregadores de sistema de pagamentos e às insuretechs.”

Já a responsável pelos Canais Digitais, Voz e Físicos do Absa Bank Moçambique, Denise Cruz, debruçou-se sobre as vantagens e desafios dos canais digitais.

Relacionado  Clientes do Millennium bim já podem usar o Western Union através do Smart IZI

”As necessidades dos nossos clientes vão evoluindo e nós continuaremos a acompanhar esta evolução nos nossos canais digitais, proporcionando a facilidade em efectuar as transacções, de forma rápida, eficaz e segura, quer seja para pagamento de serviços, transferências entre contas e carteiras móveis até ao incremento de um financiamento”, referiu.

Denise Cruz acrescentou ainda que “temos recorrentemente comunicado as vantagens da utilização dos nossos canais digitais como forma de maximizar a migração dos clientes para estas plataformas, pois elas promovem comodidade nas transacções, reduzem o número de deslocações e maximizam o tempo, entre outros aspectos que nos têm tornado mais focados no cliente”.

Refira-se que o Absa foi galardoado com o título de ‘Melhor Banco Digital’ em 2021 pelo seu contínuo investimento em soluções de pagamento digitas através do Internet Banking, Absa App, Linha de Cliente e o Absa Móvel (USSD)”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui