Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_img

Access Bank finaliza aquisição da atlas mara Zâmbia e consolida sua posição como um dos maiores bancos

O Access Bank finalizou recentemente a aquisição da African Banking Corporation Zambia Limited, conhecida como Atlas Mara Zâmbia, consolidando sua posição como um dos cinco maiores bancos do país. A instituição financeira anunciou esse desenvolvimento.

A conclusão dessa transacção segue a aprovação regulatória e o cumprimento de todas as condições contratuais, permitindo que a Atlas Mara se torne uma subsidiária integral do Access Bank Zâmbia. Ambos os bancos continuarão a operar de forma independente até que todos os processos de integração sejam concluídos.

Conforme os termos do acordo, os dois bancos operarão separadamente até que a integração seja finalizada. Uma vez concluída a fusão, a entidade combinada visa estar entre os cinco maiores bancos geradores de receita na Zâmbia, com aspirações de estar entre os três primeiros até 2027.

Essa movimentação estratégica permite que o Access Bank expanda suas operações, oferecendo uma gama mais ampla de serviços financeiros e fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento económico da Zâmbia. Nos últimos dois anos, o Access Bank tem fortalecido sua presença na África. No segundo semestre de 2023, o banco adquiriu participações em dois bancos em Angola e adquiriu o Standard Chartered em países como Camarões, Gâmbia e Serra Leoa. Além disso, o banco concluiu um acordo para Consumer, Private & Business Banking na Tanzânia.

Expressando sua satisfação com a aquisição, Marco Abalroado, CEO do Access Bank Moçambique, afirmou: “Esta aquisição marca um marco significativo em nossa estratégia de expansão e crescimento contínuo. Apenas no último ano, realizamos novas aquisições em quatro países, nos posicionando para melhor atender às necessidades financeiras de nossos clientes em Moçambique e na região da SADC. Acreditamos que essa integração proporcionará sinergias operacionais e estratégicas, permitindo a optimização de recursos e a oferta de serviços financeiros inovadores e eficientes.”

Após a integração total dos dois bancos, tanto clientes públicos quanto privados do Access Bank na Zâmbia se beneficiarão de uma gama expandida e abrangente de serviços. Essa expansão inclui acesso a mais de 60 agências, cinco centros de tesouraria e uma rede com mais de 240 caixas electrónicos em todo o país.

Entrevistas Relacionadas

BdM prevê contínuo crescimento da actividade económica apesar de riscos

O Banco de Moçambique prevê que a actividade económica...

FNB Moçambique anuncia nomeação de Dennis Mbingo como novo Administrador-Delegado

O Conselho de Administração do FNB Moçambique anunciou a...

Bancarização em Alta: Moçambique regista 5,5 milhões de contas bancárias

O número de contas bancárias em Moçambique cresceu 4,7%...

Projecto NUIB é crucial para o sistema financeiro, indica o Banco Central

O Banco de Moçambique afirma que o projecto do...