O Access Bank ganhou, recentemente, o prémio de Melhor Banco Digital de África, uma atribuição da Asian Banker Awards. Ao mesmo tempo que esse galardão enaltece sua posição, demonstra a especialidade do banco na área da digitalização. Com efeito, espera-se que actuais e futuros clientes contem com serviços digitais modernos e de qualidade nas operações do banco no mercado nacional.
Num ano em que os meios tradicionais de aceder a serviços bancários ficaram em xeque devido à pandemia, pode-se entender que o prémio, ora atribuído, confere certa vantagem ao Access Bank à medida que posiciona o banco como autoridade na prestação de serviços digitais.
Recentemente, o administrador-delegado do Access Bank Moçambique, Marco Abalroado, justificou a entrada do banco ao país, em parte, pelo interesse em financiar grandes-projectos na área do petróleo e gás. Entretanto, Abalroado adiantou também que o banco tinha interesse em se posicionar como universal, podendo, portanto, vir a ser também banco de retalho.
De referir que o início de operações do Access Bank Moçambique foi marcado pela aquisição do BancABC Moçambique, uma compra estratégica que automaticamente colocou o banco estreante como o sétimo maior do país.