Wednesday, November 12, 2025
spot_img

Afreximbank defende reforço do financiamento do comércio para impulsionar o crescimento sustentável em África

A administradora para o Financiamento do Comércio e Correspondência Bancária do Afreximbank, Gwen Mwaba, apelou ao reforço das capacidades de financiamento do comércio e a uma colaboração mais profunda entre as instituições financeiras africanas, de forma a acelerar o crescimento inclusivo e sustentável do continente.

Mwaba falava na terça-feira (4), durante a abertura do 25.º Seminário de Financiamento do Comércio do Afreximbank (ATFS), que decorre em Abidjan, Costa do Marfim.

“África é rica em recursos naturais, tais como minerais, hidrocarbonetos, produtos agrícolas e um leque crescente de oportunidades de valor acrescentado nas áreas da energia, metais e logística. Estes recursos representam um enorme potencial de desenvolvimento quando financiados de forma responsável, eficiente e com uma gestão de risco rigorosa”, afirmou.

Segundo a responsável, transformar o potencial africano em resultados tangíveis exige instituições financeiras estruturadas, competentes e conscientes dos riscos, capazes de alinhar o financiamento com as prioridades de desenvolvimento local e com as salvaguardas ambientais.

Gwen Mwaba, Administradora para o Financiamento do Comércio e Correspondência Bancária do Afreximbank.

Mwaba sublinhou ainda o papel crucial dos profissionais de finanças qualificados na definição do futuro do comércio africano, defendendo mais capacitação para converter os abundantes recursos naturais e humanos do continente em crescimento económico real.

“Banqueiros bem treinados, com capacidades sofisticadas de estruturação de negócios, podem adaptar o financiamento a cadeias de valor intensivas em capital e alinhar o financiamento de projectos com as necessidades locais e o respeito pelo ambiente”, destacou.

A administradora lembrou que o financiamento do comércio baseado na confiança, avaliação de riscos e liquidez continua a ser a força motriz do comércio, do investimento e da criação de empregos. “A nossa tarefa colectiva é garantir que essa força flua de forma fiável para as empresas que dela necessitam e que os seus benefícios sejam amplamente partilhados”, acrescentou.

25 anos a formar profissionais do sector financeiro africano

A cerimónia de abertura contou com a presença de altos representantes do Governo da Côte d’Ivoire, incluindo Patrick Olivier Daipo, director adjunto do Ministério do Comércio; Chalouho Coulibaly, director nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), em representação do governador Jean-Claude Kassi Brou; e Jérôme Ahua, director-geral adjunto do Banco BNI, que representou a Associação de Bancos.

A edição deste ano do ATFS marca 25 anos de existência do principal programa de reforço de capacidades do Afreximbank, que já formou milhares de banqueiros, credores, financiadores e decisores políticos africanos. O seminário representa um marco simbólico, um quarto de século a fortalecer competências financeiras e a consolidar a experiência africana na estruturação e execução de soluções de financiamento do comércio.

Financiamento transformador e soluções inovadoras

Destacando a liderança do Afreximbank no ecossistema de financiamento africano, Mwaba recordou que, ao longo de mais de três décadas de operação, o banco construiu uma carteira robusta de programas que apoiam a integração regional, a criação de valor acrescentado e a geração de emprego.

Essas iniciativas incluem:

  1. Financiamento em grande escala para sectores orientados à exportação e infra-estruturas que facilitam o comércio;
  2. Ferramentas inovadoras de partilha de riscos e reforço de crédito, capazes de mobilizar capital privado;
  3. Facilidades especializadas para o financiamento de matérias-primas e projectos com salvaguardas ambientais e sociais;
  4. E programas de capacitação voltados para banqueiros e decisores políticos africanos.

O seminário deste ano explora temas como o impacto da digitalização, dos dados e da tecnologia no financiamento do comércio; a gestão de riscos num contexto global instável; e a colaboração entre bancos, instituições multilaterais, empresas fintech, exportadores e governos, para desenvolver soluções escaláveis e sustentáveis.

Mwaba concluiu expressando confiança de que as discussões em Abidjan resultarão em medidas concretas e fortalecerão o ecossistema de financiamento do comércio africano.

O 25.º Seminário de Financiamento do Comércio do Afreximbank decorre de 4 a 6 de Novembro de 2025, subordinado ao tema “Reforço das Capacidades de Financiamento do Comércio para um Crescimento Inclusivo e Sustentável em África”, seguido de um Workshop de Cessão Financeira (Factoring) no dia 7 de Novembro.

Noticias Relacionadas

Absa Moçambique reconhecido como “melhor banco em experiência do cliente”

O Absa Bank Moçambique foi distinguido com o prémio...

Nedbank reforça o seu Programa de Literacia Financeira NedEduca

O Nedbank Moçambique reforça o seu compromisso com a...

CMH anuncia pagamento de dividendos de 419,81 meticais por acção a partir de 23 de Outubro

Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH) anunciou que efectuará o...

TROPIGALIA recua 15% e volta à zona de suporte dos 100 MZN | Profile

As acções da TROPIGALIA (TRO-B) registaram uma queda de...