Thursday, October 23, 2025
spot_img

Africa50 Garante Investimentos em Infra-estruturas com o Governo de Moçambique

A nossa visão é de construir um Moçambique industrializado, competitivo e inclusivo, onde o sector privado é o parceiro essencial na geração de riqueza, emprego e inovação.

O Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, foi palco na manhã desta Quarta-feira, da realização da Assembleia Geral Anual de Accionistas do Africa50.

No seu discurso de abertura do evento, o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, disse que Assembleia Geral do Africa50, reveste-se de grande signifacado para Moçambique e para o continente africano.

O Africa50 é para Moçambique, um parceiro central na concretização da visão que nós temos para os próximos anos. Desde a nossa adesão em 2024, temos agido rapidamente para aprofundar a cooperação e transformar ideias em projectos estruturantes que permitem desenvolver Moçambique, criar emprego para a nossa juventude, gerar renda para a nossa população, prover mais recursos para o Cofre de Estado e investirmos no desenvolvimento económico, social, ambiental, cultural e sustentável deste nosso Moçambique, sublinhou.

A Ministra das Finanças, Carla Loveira intervindo na cerimónia, disse que ao
nível do Ministério das Finanças, uma das áreas de foco é a forma como é financiado o desenvolvimento de infraestruturas e todas as demais necessidades do país para impulsionar um crescimento económico inclusivo e sustentável.

É neste contexto que a nossa adesão à Africa50 como accionista baseia-se no pressuposto de vantagens mútuas, isto é, subscrevemos a esta organização para que, nos apoie em diversos segmentos de actuação, com destaque para, Desenvolvimento de Projectos, para torna-los bancáveis; aceleração do financiamento de infraestruturas e injecção de capital para dinamizar o crescimento económico, frisou a dirigente.

Por seu turno, o PCA do Africa50, Alain Ebobissé, garantiu que a sua instituição financeira vai apoiar o desenvolvimento do país priorizando os sectores de energia, transporte e comunicação digital.

Com efeito, estamos em Mocambique para partilhar ideias sobre o que queremos para África e para o nosso continente, vamos igualmente testemunhar neste evento a assinatura de memorandos de entendimento para a emissão de Licenças de Fibra numa base Acelerada, Desenvolvimento de um Novo Centro de Dados, denominado Projecto East2West, e Memorando de Entendimeno de três linhas de transporte e subestações associadas, em regime de Transmissão Independente de Energia (IPT), em parceria com a PowerGrid Corporation of India e a Electricidade de Moçambique (EDM) .

Refira-se que o Africa50 é uma organização Pan-africana criada pelos Governos africanos para impulsionar a aceleração de desenvolvimento e investimento em infrastruturas. Moçambique aderiu ao Africa50 no dia 09 de Fevereiro de 2024, tornando-se membro accionista com plenos direitos.

Noticias Relacionadas

AT vai contribuir para formalização do comércio

OS AGENTES Económicos da Província de Gaza pediram ao...

BAD Aprova 17 milhões de dólares para reconstrução e emprego no norte do país

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um financiamento...

Empresariado moçambicano defende a criação de um banco agrícola para dinamizar a produção

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a...

Porto seco zambiano em Nacala reforça comércio e corta custos na região

Moçambique vai disponibilizar uma área de terra para que...