Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Ajay Banga confirmado 14º Presidente do Banco Mundial

Ajay Banga serviu recentemente como Vice-Presidente do General Atlantic. Anteriormente, foi Presidente e CEO da Mastercard, e Presidente Honorário da Câmara Internacional de Comércio, actuando de 2020 a 2022.

Tornou-se conselheiro do fundo de foco climático da General Atlantic, BeyondNetZero, em seu início em 2021. Banga actuou como Co-Presidente da Parceria para a América Central, uma coalizão de organizações privadas que trabalha para promover oportunidades econômicas em populações subatendidas em El Salvador, Guatemala e Honduras.

Ajay Banga é co-fundador do The Cyber Readiness Institute e foi Vice-Presidente do Economic Club de Nova York. Recebeu a Medalha da Associação de Política Externa em 2012, o Prêmio Padma Shri do Presidente da Índia em 2016, a Medalha de Honra da Ilha Ellis e o Prêmio de Liderança Global do Conselho de Negócios para Compreensão Internacional em 2019, e a Estrela do Serviço Público de Amigos Distintos de Cingapura em 2021.

O Conselho aguarda com expectativa trabalhar com Ajay Banga no processo de evolução do Grupo Banco Mundial, conforme discutido nas Reuniões de Primavera de Abril de 2023, e em todos os esforços e ambições do Grupo Banco Mundial voltados para enfrentar os desafios de desenvolvimento mais difíceis enfrentados pelos países em desenvolvimento.

O Presidente do Grupo Banco Mundial é actualmente Presidente do Conselho de Directores Executivos do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), e também presidente ex-officio do Conselho de Administração da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), da Sociedade Financeira Internacional (SFI), da Agência Multilateral de Garantia dos Investimentos (MIGA) e do Conselho de Administração do Centro Internacional para a Resolução de Diferendos relativos a Investimentos (CIRDI).

 

 

 

Entrevistas Relacionadas

Cenário Fiscal de Médio Prazo (2025-2027): Despesas públicas mantém pressão sobre as finanças públicas

O Produto das medidas em curso de consolidação orçamental...

Moçambique responde ao GAFI com avaliação de ONGs: uma medida contra o financiamento ao terrorismo

O lançamento do relatório de avaliação de risco das...

Prémio de melhor CEO do sector bancário atribuído ao PCE do BCI

Francisco Costa, Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCI,...

BCI, Millennium Bim e Standard Bank concentram 75% dos lucros bancários

Em 2023, o BCI, Millennium bim e Standard Bank...