Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

Amélia Matsinhe é presidente da Federação das Industrias Culturais e Criativas

Segundo um comunicado a que o Profile teve acesso, até a data da sua eleição, a FEMICC, que foi fundada em 2020, era liderada por uma comissão executiva composta por Rufus Maculuve, Roberto Isaías e Otília Aquino.

Na sua nova responsabilidade de dirigir os destinos da Federação das Indústrias Culturais e Criativas, Amélia Matsinhe será coadjuvada pelo lendário músico Roberto Isaías, conhecido como um dos principais integrantes da histórica banda Kapa Dêch.

As duas figuras são descritas como empreendedoras e experientes na área cultural. Matsinhe é mestrada em História da música e actualmente dirige a Xiluva Artes, um centro de promoção das artes para crianças, representa a África Austral na organização continental Arterial Network, da qual é a actual Vice-presidente.

Amélia Matsinhe promete dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito pela comissão instaladora, mas também tem a intenção de dinamizar a agremiação.

“O programa do meu elenco assenta em três vectores, nomeadamente, o Fortalecimento e Desenvolvimento Institucional, Advocacia e Diálogo e por último o empoderamento das indústrias culturais e criativas”, expressou-se a timoneira da FEMICC.

A Federação Moçambicana das Indústrias Culturais e Criativas congrega organizações ligadas ao sector privado das indústrias culturais e criativas. Tem como objectivo a promoção da economia criativa, através do fomento das indústrias culturais e criativas, entre as quais a música, dança, teatro e cinema.

Privilegia também a indústria audiovisual, artes plásticas, espectáculos, editorial e gráfica, artesanato, design, moda, gastronomia, entre outras.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique inaugura uma das maiores fábricas de cerâmica de África

Moçambique conta desde esta segunda-feira (16) com uma unidade...

Visita da ExxonMobil ao Parque Industrial de Beluluane sinaliza novas oportunidades de crescimento económico

A MozParks teve a honra de receber uma delegação...

APAMO: “Indústria de Açúcar prejudicada por importações ilegais”

A Associação dos Produtores de Açúcar em Moçambique (APAMO)...

Introdução de novos procedimentos dificulta importação de viaturas no País

A vice-presidente da Associação dos Importadores e Distribuição Automóvel...