Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

AMER pretende garantir que até 2030, 19 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia

A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) pretende em garantir que 19 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia fora da rede até 2030, o que representa cerca de 48% da população do país.

Durante a abertura do primeiro Fórum Bienal de Energia Fora da Rede, o presidente da AMER, Ricardo Pereira, destacou a colaboração da associação com o governo e outros parceiros para facilitar o acesso à electrificação em áreas remotas. A AMER actua como elo entre o governo, o sector privado e os parceiros multilaterais, buscando as melhores condições de electrificação para as comunidades.

Actualmente, a taxa de electrificação em Moçambique é de 51%, mas a AMER garante estar a trabalhar no sentido de alterar esse cenário nos próximos sete anos, conectando mais pessoas à rede eléctrica. As províncias de Niassa, Nampula e Cabo Delgado são as que apresentam as taxas mais baixas de electrificação e serão o ponto da atenção da associação.

Vale referir que o Fórum Bienal de Energia Fora da Rede, é um evento organizado pela AMER em parceria com a Unidade Integrada de Planificação e Cooperação para a Electrificação, reúne mais de 90 participantes, incluindo financiadores e dirigentes de entidades do sector energético. O evento está a decorrer em Maputo, desde o dia 26 de Fevereiro e termina hoje, 27 de Fevereiro.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Banco Mundial destaca Moçambique como pilar energético na África Austral

O presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, elogiou...

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o...

Grupo Visabeira ganha contratos de 24,5 milhões de dólares

O consórcio formado pelo grupo português Visabeira Infra-estruturas e...