Thursday, December 4, 2025
spot_img

Aposta nas infraestruturas é crucial para gerar energias verdes

A ideia foi defendida por Carlos Yum, director do Gabinete de Implementação do Projecto Mpanda Nkuwa, num seminário promovido pelo Ministério de Recursos Minerais e Energia (MIREME), subordinado ao tema “Contribuição de Mpanda Nkuwa na Transição Energética e Descarbonização Regional”, durante 58ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM).

“Uma base industrial pode ser estabelecida nos países de energia de baixo custo (energia e gás), tal é Moçambique. Uma transição à energia verde daria a Moçambique uma vantagem competitiva internacional na produção de Green Commodities”, afirmou Yum.

Além das potencialidades hidroeléctricas, Moçambique dispõe de vários recursos naturais que podem conduzir o país a destacar-se como contribuinte significante para a transição energética e descarbonização no território nacional ou a nível regional.

Há, no país, segundo o gestor da Mpanda Nkuwa, um potencial eólico total de 4.5  Gigawatts (GW), dos quais 230 Megawatts (MW) são considerados de elevado potencial. Existe um potencial de quase 600 MW de centrais de energia solar ligadas à rede.

“À medida que os países adoptam uma política climática mais ambiciosa, o potencial da energia verde de Moçambique pode aumentar ainda mais” , sublinhou Carlos Yum.

A energia hidroeléctrica pode substituir os investimentos previstos no carvão e fornecer a capacidade de produção flexível, para facilitar uma maior penetração das energias renováveis.

O empreendimeto da Mpanda Nkuwa tem um orçamento estimado em 4.5 mil milhões de dólares norte-americanos.

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...