PROCULTURA fecha ciclo de sete anos com os olhos postos no futuro
Representantes de governos, instituições culturais e de ensino, e organizações internacionais participaram, esta quinta-feira, 5 de Março, em Maputo, no evento público de Apresentação de Resultados do PROCULTURA, Acção da Parceria Estratégica União Europeia – PALOP-TL que, ao longo de sete anos, promoveu o emprego e a geração de rendimento no sector cultural nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste.
A sessão de abertura contou com intervenções do Director do Gabinete do Ordenador Nacional, Embaixador Mário Saraiva Ngwenya; do Encarregado de Negócios da Delegação da União Europeia em Moçambique, Duarte Graça; da Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Embaixadora Florbela Paraíba; e da Secretária de Estado para as Artes e Cultura de Moçambique, Dra. Matilde Muocha.

Durante a manhã foram apresentados os principais resultados alcançados pelo programa, incluindo iniciativas de formação de profissionais da cultura, mecanismos de apoio a projectos criativos e programas de promoção da literatura para crianças e jovens.
A presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba, sublinhou que o programa representou “uma aposta clara no sector da cultura e das indústrias criativas nos Países de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste”, destacando resultados como a criação de novos cursos técnicos na área cultural, a formação de artistas e gestores culturais e o apoio à mobilidade artística.
Duarte Graça, Encarregado de Negócios da Delegação da União Europeia em Moçambique, destacou, por seu lado, que o programa demonstrou “o poder transformador da cultura como motor de identidade, criatividade e oportunidade económica” e anunciou uma nova fase da parceria, o PROCULTURA 2, com um orçamento de 10 milhões de euros, para reforçar o apoio às iniciativas culturais na região.
Para Matilde Muocha, Secretária de Estado da Cultura e Turismo de Moçambique, o projecto está alinhado com as prioridades nacionais para o sector cultural, salientando que a cultura é “um factor fundamental para a consolidação da identidade nacional e para o fortalecimento da coesão social”.
No período da tarde, realizaram-se duas mesas redondas dedicadas ao reforço de competências dos recursos humanos no sector cultural e criativo e aos modelos de financiamento de projectos culturais. A iniciativa reuniu representantes de instituições académicas, fundações e beneficiários de bolsas e programas de mobilidade artística provenientes de vários países da comunidade PALOP-TL. Entre os participantes estiveram especialistas e representantes de instituições como a Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, a Universidade de Cabo Verde, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Os debates procuraram contribuir para a definição de estratégias futuras para o desenvolvimento da economia cultural e criativa, num contexto em que as actividades culturais são cada vez mais reconhecidas como motores de emprego, inovação e afirmação identitária.
Financiado pela União Europeia e co-financiado e gerido pelo Camões, I.P., com co-financiamento também da Fundação Calouste Gulbenkian, o PROCULTURA tem um período de implementação que decorre entre Abril de 2019 e Março de 2026. Tem como principais objectivos reforçar as competências artísticas, técnicas e de gestão nos recursos humanos do setor cultural; promover a produção cultural, estimular a circulação internacional das artes e apoiar a criação e publicação de literatura infanto-juvenil.
Sobre o PROCULTURA
Iniciado em Abril de 2019, o PROCULTURA termina a sua implementação a 31 de Março de 2026. Foi criado com o objetivo de promover o emprego nas actividades geradoras de rendimento no sector cultural, especificamente na música, artes performativas e literatura infanto-juvenil. Esta é uma acção da Parceria Estratégica UE PALOP-TL, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P., e co-financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.




