Monday, March 16, 2026
spot_img

Areias pesadas de Chibuto: Porto de Chongoene pronto em Dezembro

Trata-se de obras, iniciadas há dois meses, que neste momento estão a cinquenta por cento da sua execução, num investimento avaliado em mais de trezentos milhões de dólares.

“Começamos a trabalhar no dia 15 de Março. Há um dormitório e um escritório que demoram um mês e meio para ficar pronto. Depois, vamos construir o armazém”, diz um representante da empresa.

Numa primeira fase, o porto instalado em Chongoene terá capacidade para movimentar cerca de 20 mil toneladas por dia. A Dingsheng Minerals investiu cerca 300 milhões de dólares para a execução das obras do porto naquela parcela do país.

Com grande valor comercial, o minério produzido em Chibuto, será exportado para os mercados chinês e europeu. O mesmo compreende três tipos, com particular destaque para o titânio, matéria-prima utilizada para a produção de tintas, plásticos, cosméticos e para a fabricação de componentes de aeronaves.

 

 

 

Noticias Relacionadas

Champions League regressa com jogos dos oitavos-de-final

A UEFA Champions League regressa esta semana com o...

Apresentados em Maputo resultados do apoio ao sector cultural nos PALOP e Timor-Leste

PROCULTURA fecha ciclo de sete anos com os olhos...

Mozambique Media Compass: Conheça o mapa real das audiências antes de planear a sua próxima campanha

O Mozambique Media Compass, lançado esta quinta-feira no Hotel...

Bilhetes para o Festival LUJU 2026 já à venda!

Garanta o seu passe para um dos principais eventos...