Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

ARENE já emite certificados de registo aos provedores de serviços energéticos

O Certificado de Registo emitido aos prestadores de serviços energéticos, confere-lhes o direito de admissibilidade ao regime de investimentos previsto no artigo 5.º do diploma legal supracitado. Este direito, permite que o operador apresente o certificado às autoridades competentes para a obtenção de benefícios fiscais para a prossecução das suas actividades.

A competência da ARENE para a emissão do Certificado de Registo, resulta do  Decreto nº 93/2021, de 10 de Dezembro, que aprova o Regulamento de Acesso à Energia nas Zonas Fora da Rede, o qual estabelece os requisitos para a obtenção deste documento.

O Regulamento de Acesso à Energia nas Zonas Fora da Rede estabelece igualmente as normas de registo, operacionalização e cancelamento da actividade de prestação de serviços energéticos.

De Dezembro de 2022 a esta parte a ARENE tem estado a receber dos prestadores de serviços energéticos, pedidos para a emissão de Certificados, tendo já emitido 4 enquanto decorrem apreciação e análise de mais pedidos.

Refira-se que a emissão do Certificado de Registo é gratuita e pode ser solicitada em forma presencial e através de plataforma electrónica da instituição.

A entidade reguladora sublinha que os provedores desses serviços estarão sujeitos à fiscalização administrativa, contabilística, comercial, técnica, económica e financeira.

Entrevistas Relacionadas

Hollard impacta mais de mil jovens moçambicanos através de iniciativas de capacitação

A Hollard Moçambique impactou positivamente a vida de mais...

Governo aprovou  a aquisição Maioritária da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa pela EDM

O Governo de Moçambique aprovou, nesta Quinta-feira (12), uma...

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...