Sexta-feira, Março 21, 2025
spot_img

ARENE lança plataforma digital para modernizar a fiscalização no sector de energia em Moçambique

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) deu um passo significativo em direcção à digitalização com a introdução de uma nova plataforma digital destinada a aprimorar a fiscalização no sector energético em Moçambique. Segundo um comunicado da instituição, essa ferramenta permitirá a gestão digital dos processos relacionados à supervisão, inspecção e sanção das empresas do sector, abrangendo todas as províncias do país.

Com a implementação dessa infra-estrutura digital, a ARENE visa garantir que as empresas reguladas cumpram rigorosamente os princípios e normas aplicáveis ao sector energético. A digitalização busca acelerar a desburocratização, assegurar respostas em tempo útil e promover a transparência nas operações.

A iniciativa foi formalmente apresentada durante a primeira edição da Reunião de Fiscalização, realizada em 27 de Setembro, em Maputo. O evento contou com a participação de representantes do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, da Direção Nacional de Energia e dos Serviços Provinciais de Infra-estrutura. Durante a reunião, os participantes puderam se familiarizar com a nova plataforma e alinhar os procedimentos de fiscalização com base na ferramenta.

Esse avanço tecnológico faz parte de uma estratégia mais ampla da ARENE para modernizar sua actuação regulatória e enfrentar os desafios das políticas governamentais no sector energético.

Noticias Relacionadas

RENMOZ 2025: Conferência destaca a Transição Energética em Moçambique

A maior conferência do sector das energias renováveis, RENMOZ...

Programa BRILHO vence Prémio “Africa Changemaker – Energy Heroes 2025” da SEforALL

O programa financiado pelo Reino Unido e Suécia...

Suécia e SNV lançam projecto para levar energia renovável a 2,5 milhões de moçambicanos até 2030

Projecto pretende impulsionar a electrificação rural e beneficiar...

PCA da HCB: Moçambique deve “bloquear” soluções energéticas dos países vizinhos para manter a hegemonia regional

O Presidente do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de...