Friday, November 21, 2025
spot_img

Arrancam estudos geotécnicos e geofísicos do projecto Mphanda Nkuwa

Arrancam ainda este mês os estudos geotécnicos e geofísicos no âmbito do desenvolvimento do projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, uma das iniciativas consideradas estratégicas para a expansão da matriz energética nacional.

Com duração prevista de três meses, os trabalhos serão conduzidos pelas empresas Geomechanics PTY Ltd e Open Ground Resources, e terão como objectivo aferir as condições geotécnicas e geofísicas das rochas onde será implantada a futura barragem.

Como parte das actividades preparatórias, foram já realizadas cerimónias tradicionais, a pedido das comunidades locais, em respeito pelos usos e costumes da região. Os rituais abrangeram as comunidades de Chirodzi Nsanangue, Chacocoma, Nwana Ngombe, no distrito de Marara, e Luzinga Mussafa, no distrito de Chiuta.

Paralelamente, decorrem os trabalhos de montagem do acampamento e de toda a logística necessária para o arranque dos estudos. Ao mesmo tempo, avança o processo de compensação às famílias cujas machambas se encontram abrangidas pelo projecto, medida que será implementada de forma faseada, acompanhando o progresso das actividades no terreno.

O início dos estudos técnicos representa um passo determinante rumo à concretização de Mphanda Nkuwa, empreendimento que se destaca por assentar em energia limpa, renovável e sustentável, e que se encontra inscrito entre os grandes projectos de impacto económico e social do país.

Emprego e dinamização local

A realização dos estudos vai criar pelo menos 40 oportunidades de emprego para membros das comunidades locais. Esta medida enquadra-se na política de conteúdo local do projecto e tem como objectivo assegurar a participação directa das populações no processo, ao mesmo tempo que contribui para dinamizar a economia nas zonas abrangidas.

Embora a duração esteja fixada em três meses, o prazo dos trabalhos poderá ser estendido por mais um mês, dependendo da evolução das actividades técnicas no terreno.

Noticias Relacionadas

Kenmare quer aumentar compra de serviços nacionais

A mineradora irlandesa, Kenmare Resources, queixa-se da fraca participação...

VII Feira Anual de Gemas decorre em Nampula com foco na luta contra a mineração ilegal

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), através...

Moçambique emitiu até Junho mais de 1800 títulos mineiros

O Governo, através do Ministério dos Recursos Minerais e...

MIREME avalia suspensão da mineração artesanal em Manica devido à poluição dos rios

A governadora da província central moçambicana de Manica, Francisca...