Tuesday, February 17, 2026
spot_img

Autoridade Reguladora de Energia de Moçambique prolonga prazo para pré-inscrição de empresas de desenvolvimento de mini-redes de energia eléctrica

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) de Moçambique anunciou recentemente a prorrogação do prazo para pré-inscrição de empresas interessadas no desenvolvimento de mini-redes de fornecimento de energia eléctrica. Essa decisão surge em meio aos esforços do governo para aumentar a disponibilidade de energia no país, especialmente em áreas rurais e periurbanas, e promover o uso de energias renováveis.

O Programa Quinquenal 2020-2024 do governo moçambicano tem como uma de suas prioridades o aumento da disponibilidade de energia, com investimentos tanto públicos quanto privados em novas infra-estruturas de geração, com ênfase crescente nas energias renováveis. Além disso, o programa visa expandir o acesso à energia eléctrica, contribuindo para elevar o nível de acesso para 64% da população.

Recentemente, o governo aprovou o Plano de Electrificação nas Zonas Fora de Rede, que identificou locais nas províncias de Nampula, Zambézia e Tete para os primeiros projetos de mini-redes privadas. Diante do interesse demonstrado por empresas privadas que já operam nessas áreas e pelos diversos programas de desenvolvimento que apoiam financeiramente iniciativas de projectos de mini-redes, o governo decidiu que as concessões para mini-redes serão atribuídas por meio de um processo competitivo.

Nesse sentido, a ARENE convida empresas privadas qualificadas e experientes interessadas no desenvolvimento de projectos de mini-redes a realizar o registo preliminar por meio da plataforma disponível no link: https://e-lisefor.arene.org.mz/public/preInscricao, onde deverão fornecer todas as informações necessárias.

A prorrogação do prazo para pré-inscrição representa uma oportunidade para empresas interessadas em contribuir para a expansão da infra-estrutura eléctrica de Moçambique e participar activamente do desenvolvimento do sector de energia do país.

Para mais informações sobre o processo de pré-inscrição e os requisitos para participação, os interessados podem acessar a plataforma da ARENE ou entrar em contacto com a autoridade reguladora.

Este anúncio reflete o compromisso contínuo do governo de Moçambique em promover o acesso à energia e impulsionar o desenvolvimento económico por meio de investimentos estratégicos no sector energético.

Noticias Relacionadas

Moçambique adia a conclusão da central eléctrica a gás para 2027 devido ao aumento dos custos

Moçambique adiou para 2027 a conclusão da Central Térmica...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...