Wednesday, December 3, 2025
spot_img

BAD Assegura Financiamento de 162 M$ Para Participação da EDM no Projecto Mphanda Nkuwa

BAD Assegura Financiamento de 162 M$ Para Participação da EDM no Projecto Mphanda Nkuwa

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) manifestou interesse em financiar, na ordem dos 162 milhões de dólares, em termos concessionais e não reembolsáveis, a participação da Electricidade de Moçambique (EDM) no projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, em Tete.

A instituição financeira também se comprometeu a disponibilizar outros 300 milhões de dólares de garantias e capital para o sector público, em termos competitivos, para o investimento na central hidroeléctrica.

O interesse surgiu durante a participação do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) no Fórum Africano de Investimento 2023 (AIF), que decorreu entre os dias 8 a 10 de Novembro, em Marraquexe, Marrocos.

O AIF é uma plataforma dedicada a promover oportunidades de investimento em todo o continente africano. O evento reuniu investidores, governos e empresas para promover e facilitar negócios e investimentos em vários sectores, como o da energia, infra-estruturas e agricultura.

Durante o Fórum, dados partilhados pelo director do GMNK, Carlos Yum, indicaram que Mphanda Nkuwa foi um dos projectos de investimento seleccionados pelo Comité de Investimento, sob os auspícios do BAD. Os critérios incluem, entre outros aspectos, a estrutura organizativa de implementação, de viabilidade técnica, económica e financeira, impacto social e ambiental, bem como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Neste contexto, o projecto de investimento foi apresentado numa sessão designada de “BoardRoom de Investimento”, na qual os empreendimentos seleccionados tiveram a oportunidade de apresentar, em detalhe, a proposta de investimentos às instituições financeiras internacionais, agências de exportação de crédito e de seguro, no âmbito do Fórum de Investimento, organizado pelo BAD.

Em Marrocos, o GMNK manteve, igualmente, encontros com o Banco Islâmico de Desenvolvimento e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), membro do Grupo Banco Mundial.

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...

HCB Inicia a reabilitação da Central Sul

No âmbito do seu programa de modernização e reabilitação...