- A operação de grafite Balama da Syrah foi avaliada independentemente em conformidade com o padrão da Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA) para mineração responsável, alcançando o nível IRMA 50 de desempenho.
- O Padrão IRMA para Mineração Responsável é um dos mais rigorosos padrões globais da indústria mineira.
- A Syrah é a primeira empresa de grafite a completar uma auditoria IRMA e a divulgar publicamente os seus resultados.
A Syrah Resources Limited (ASX: SYR) (“Syrah” ou “Empresa”) anuncia que a sua operação de grafite em Balama (“Balama”), em Moçambique, foi avaliada de forma independente com base no Padrão para Mineração Responsável da Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA), alcançando o nível IRMA 50 de desempenho. Este marco reflecte o compromisso da Syrah com práticas de mineração responsável, reforçando a sua posição crítica na cadeia de abastecimento de grafite natural e material activo de ânodo. A auditoria independente foi conduzida pela SCS Global Services, um organismo de verificação treinado e aprovado pela IRMA.
Alcançar o nível IRMA 50 oferece uma verificação externa dos robustos padrões operacionais da Syrah em uma ampla gama de critérios de avaliação. Este feito fortalece o compromisso da empresa com operações seguras, éticas e eficientes, criando valor para os seus colaboradores e stakeholders e apoiando os requisitos de abastecimento responsável dos seus clientes para grafite natural. Balama é a primeira operação de grafite no mundo a concluir uma avaliação de acordo com o padrão IRMA e a atingir um nível de desempenho certificado.
O Director-Geral e CEO da Syrah, Shaun Verner, afirmou:
“Alcançar o nível IRMA 50 é um marco significativo para a Syrah em seu compromisso de operar em conformidade com as melhores práticas internacionais de mineração responsável. Este é um feito pioneiro na indústria global de grafite e destaca quase uma década de aprimoramento do nosso desempenho ESG diferenciado. O forte histórico de segurança de Balama, o investimento em formação e desenvolvimento de uma força de trabalho altamente qualificada, o contínuo desenvolvimento comunitário, a diligência no respeito pelos direitos humanos, a governança legal e o compromisso demonstrado com a sustentabilidade ambiental foram cruciais no processo com a IRMA.”
A Directora Executiva da IRMA, Aimee Boulanger, declarou:
“Aplaudimos a Syrah e a equipa de Balama por voluntariamente submeterem a primeira mina de grafite a uma auditoria de acordo com o Padrão IRMA para Mineração Responsável. Isto demonstra o compromisso da Syrah com a transparência e o envolvimento comunitário, bem como a sua intenção de continuar a melhorar o desempenho social e ambiental na operação de Balama.”
Como parte da auditoria independente, Balama foi avaliada em 26 capítulos e mais de 400 requisitos individuais. O nível IRMA 50 exige que as operações cumpram todos os requisitos críticos do Padrão IRMA, bem como pelo menos 50% dos critérios em cada um dos quatro princípios: integridade empresarial, legados positivos, responsabilidade social e responsabilidade ambiental.
A IRMA é:
- Um dos padrões voluntários globais mais abrangentes para a mineração, que descreve as melhores práticas para proteger pessoas e o ambiente.
- Um processo de garantia para avaliar minas em relação a este padrão.
- Uma organização governada igualmente por representantes de seis sectores afetados – comunidades, sindicatos, ONGs, instituições financeiras, compradores e empresas mineiras – que supervisiona o padrão e o processo de garantia.
Os membros da IRMA incluem os principais fabricantes de automóveis da América do Norte e da Europa.
Detalhes sobre a avaliação independente de Balama e o relatório completo da auditoria estão disponíveis no site da IRMA: Balama Graphite Operation.