Saturday, October 3, 2026
spot_img

Balança comercial reflecte um aumento nas exportações de gás natural liquefeito (GNL)

Em 2023, o défice da balança comercial reduziu significativamente para cerca de USD 903 milhões, quando comparado com o período homólogo, reflectindo, essencialmente, o aumento das exportações de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique.

No que concerne às importações, verificouse uma minoração derivada, em grande medida, da redução significativa do volume de maquinaria importada em 2022 (que foi impelida pela chegada da plataforma flutuante do projecto Coral Sul FLNG, avaliado em USD 4,2 mil milhões), assim como a depreciação do preço do Brent, penalizado pela redução da procura, na sequência do abrandamento da actividade económica a nível global, como resultado da postura restritiva de política monetária adoptada por diversos Bancos Centrais.

O volume de exportações reduziu ligeiramente, com destaque para o carvão mineral e o alumínio, reflectindo a redução do preço destas commodities no Mercado internacional. Esta performance foi compensada pelo aumento das exportações do GNL decorrente do incremento da produção do projecto Coral Sul FLNG, na área 4 da Bacia do Rovuma, que iniciou em finais de 2022.

Ao longo de 2023, Moçambique registou um aumento do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em cerca de 2%, face ao período homólogo, derivado do incremento de investimentos em Grandes Projectos em cerca de USD 158,6 milhões, sobretudo da indústria extractiva.

Noticias Relacionadas

Finanças participativas: a nova porta para MPME com dificuldades de acesso ao crédito

A introdução das finanças participativas poderá ter um dos...

Energia solar: estará Moçambique a preparar um novo sector industrial?

A energia solar ainda representa uma parcela pequena da...

O que um novo programa de crédito do FMI poderia significar para o país?

A missão de Setembro produziu conclusões preliminares. O FMI...

O país tem cerca de meio milhão de agentes de moeda electrónica: qual impacto económico real?

Moçambique contabilizava 494.955 agentes de moeda electrónica no final...