google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

 Banco de Moçambique aprova Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial

Nesse sentido, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA ), anunciou esta Quarta-feira,a aprovação, pelo Banco de Moçambique, do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE) uma iniciativa da agremiação empresarial e parceiros.

Com esta a provação, a CTA já pode iniciar a operacionalização do Fundo em referência, cujo objectivo é de promover a inclusão das Pequenas e Médias Empresas (PME´s) na economia local.

A CTA considera que o FADE vai ao encontro das necessidades de financiamento e outros constrangimentos que comprometem a oferta efectiva de bens e serviços na cadeia de abastecimento de grandes operadores e megaprojectos.

Concretamente, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique acredita que o FADE vai melhorar o acesso ao financiamento do comércio de curto prazo e ao financiamento de bens de capital de médio prazo pelas PME´s, especialmente para aquelas que se enquadram em cadeias de valor de grandes projectos.

Ademais, o Fundo tem o potencial de promover o desenvolvimento do empreendedorismo entre os locais, proporcionando-lhes serviços de apoio ao crescimento empresarial.

A informação foi partilhada no primeiro dia da 18ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP), que se realiza nos dias 21, 22 e 23 de Junho corrente, sob o lema “Transformação, Inovação, Sustentabilidade e Inclusão para a Competitividade Industrial”.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...