Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
spot_img

 Banco de Moçambique aprova Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial

Nesse sentido, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA ), anunciou esta Quarta-feira,a aprovação, pelo Banco de Moçambique, do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE) uma iniciativa da agremiação empresarial e parceiros.

Com esta a provação, a CTA já pode iniciar a operacionalização do Fundo em referência, cujo objectivo é de promover a inclusão das Pequenas e Médias Empresas (PME´s) na economia local.

A CTA considera que o FADE vai ao encontro das necessidades de financiamento e outros constrangimentos que comprometem a oferta efectiva de bens e serviços na cadeia de abastecimento de grandes operadores e megaprojectos.

Concretamente, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique acredita que o FADE vai melhorar o acesso ao financiamento do comércio de curto prazo e ao financiamento de bens de capital de médio prazo pelas PME´s, especialmente para aquelas que se enquadram em cadeias de valor de grandes projectos.

Ademais, o Fundo tem o potencial de promover o desenvolvimento do empreendedorismo entre os locais, proporcionando-lhes serviços de apoio ao crescimento empresarial.

A informação foi partilhada no primeiro dia da 18ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP), que se realiza nos dias 21, 22 e 23 de Junho corrente, sob o lema “Transformação, Inovação, Sustentabilidade e Inclusão para a Competitividade Industrial”.

Noticias Relacionadas

Tribunal Administrativo analisa a implementação do tribunal de contas

O Tribunal Administrativo (TA) está na fase final de...

O que está a moldar os mercados e negócios em Moçambique nos últimos 60 dias?

Nos últimos dois meses, o panorama económico de Moçambique...

MISA Moçambique anuncia gala de premiação dos jornalistas

O MISA Moçambique e seus parceiros têm a honra...

Economia de Moçambique em Perspectiva: Crescimento de 4% em 2025, desafios e oportunidades à vista

O Banco Mundial (BM) projecta que a economia de...