Sábado, Junho 14, 2025
spot_img

Banco de Moçambique prorroga medidas para incentivar pagamentos electrónicos

O Banco de Moçambique decidiu prolongar por mais três meses as medidas tomadas para incentivar o uso de sistemas de pagamentos eletrónicos face à pandemia da covid-19.

De acordo com o comunicado enviado pelo Banco de Moçambique, os bancos vão deixar de cobrar encargos e comissões para transacções efectuadas através de canais digitais até ao limite máximo diário de 5.000 meticais para clientes singulares, excepto no caso de levantamentos em caixas automáticas.

As carteiras móveis de moeda eletrónica usadas através de dispositivos móveis deixam de cobrar encargos e comissões nas transferências entre clientes até ao limite máximo diário de 1.000 meticais.

Os limites por transação nessas mesmas carteiras móveis foram aumentados e as comissões e os encargos a serem cobrados para os novos limites não devem ser superiores ao máximo do preçário em vigor.

Outras medidas decididas pelo regulador do sistema financeiro nacional, incluem a redução para metade das comissões e encargos nas transferências entre os bancos e instituições de moeda electrónica, para clientes singulares.

“A adopção das medidas não isenta o cumprimento das normas e procedimentos relativos à prevenção e ao combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo”, nota o Banco de Moçambique.

Noticias Relacionadas

UBA Moçambique regista lucros de 969,2 milhões de meticais em 2024, com crescimento de quase 38%

O United Bank for Africa (UBA) obteve em 2024...

Sector bancário moçambicano mantém sólida resiliência apesar de maior exposição à dívida pública

Rácio de solvabilidade fixou-se em 26,5%, mais do...

BM reduz taxa mimo para 11% com inflação em queda e sistema financeiro estável

Taxa de juro de política monetária (MIMO) reduzida...