Tuesday, September 16, 2025
spot_img

Banco de Moçambique revê lei do sistema nacional de pagamentos

O Banco de Moçambique (BdM) está em processo de revisão da Lei n.º 2/2008, de 27 de Fevereiro, conhecida como a Lei do Sistema Nacional de Pagamentos. O objectivo da revisão é ajustar o regime legal ao contexto actual do sistema de pagamentos, levando em consideração os desenvolvimentos ocorridos e as melhores práticas internacionais.

De acordo com uma publicação feita no site do jornal Domingo, a consulta pública da proposta de revisão da lei estará aberta até o dia 9 de Fevereiro de 2024. O objectivo da consulta é recolher os pontos de vista das entidades interessadas e da sociedade em geral sobre a proposta de revisão.

A proposta apresentada pelo Banco de Moçambique inclui a autorização para a criação e operação de sistemas, emissão de instrumentos e prestação de serviços de pagamento. Além disso, estabelece que a criação ou operação de qualquer sistema de pagamento deve ser feita segundo os estatutos, ou contrato de sociedade, incluindo a identificação dos sócios ou accionistas, bem como dos membros do órgão de administração, directores ou gestores relevantes, incluindo informações sobre suas qualificações profissionais e académicas.

A revisão da Lei do Sistema Nacional de Pagamentos pelo Banco de Moçambique é uma iniciativa significativa que visa modernizar e adequar o sistema financeiro do país às mudanças e avanços globais. A consulta pública demonstra o compromisso do BdM em envolver as partes interessadas e a sociedade em geral no processo de revisão da legislação, garantindo transparência e participação na elaboração das novas regras que regerão o sistema de pagamentos em Moçambique.

Noticias Relacionadas

Moçambique abre-se ao investimento estrangeiro como mercado e destino turístico de referência

O Ministro da Economia, Basílio Muhate, defende que o...

Estado arrecada mais de 70 mil milhões de Meticais em dividendos e rendimentos de produção

O Estado moçambicano arrecadou, nos últimos dez anos, mais...

Moçambique autorizou 115 novos projectos de investimento avaliados em 5 MM$ no primeiro semestre

O Governo moçambicano autorizou, no primeiro semestre do presente...

Assinados contratos das primeiras 3 garantias do Fundo de Garantia Mutuária

No âmbito da realização, em Ricatla, Distrito de Marracuene,...