Sábado, Agosto 30, 2025
spot_img

Banco Mundial abre os cordões à bolsa e desembolsa 300 milhões de dólares para OE

O Banco Mundial vai abrir os cordões à bolsa e desembolsar cerca de trezentos milhões de dólares norte-americanos, para a retoma este ano do financiamento directo ao Orçamento do Estado (OE).

A informação foi avançada esta quarta-feira pela Directora do Banco Mundial para África Oriental e Austral, Idah Riddihough, após um encontro, com o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela.

Segundo Idah Riddihough, a proposta para o financiamento será apresentada à administração do Banco Mundial para aprovação, até Junho próximo, e as áreas prioritárias são saúde, educação e energia, sendo que.

“Estamos a falar de cerca de trezentos milhões de dólares, que esperamos levar junto a nossa administração para aprovação até 13 de Junho desde ano, e então poderemos considerar outras janelas de financiamento para 2023-2024. As áreas prioritárias nessa altura irão depender das reformas que o governo gostaria de fazer”, revelou Idah Riddihough.

Riddihough, considera que a melhoria na transparência e boa governação, registada nos últimos anos, constitui um passo importante para a reconquista da confiança dos parceiros de Moçambique.

“Se lembrar, houve muito trabalho feito em torno da transparência e boa governação, sendo que estas eram as questões-chave naquele momento. Pensamos também que a aprovação do programa do FMI e as actividades de apoio ao orçamento, que seremos capazes de implementar, darão um sinal forte ao mercado, ainda mais importante darão um sinal muito forte a todos os parceiros de Moçambique”, afirmou Idah.

Desde 2016, o país não recebe apoio directo do Banco Mundial ao Orçamento do Estado, devido à descoberta das dívidas não declaradas.

Noticias Relacionadas

Assinados contratos das primeiras 3 garantias do Fundo de Garantia Mutuária

No âmbito da realização, em Ricatla, Distrito de Marracuene,...

Governo lança Fundo de Garantias Mutuárias num valor de 40 milhões de dólares

Foi lançado, o Fundo de Garantias Mutuárias, em Ricatla,...

TICAD-9 aponta Moçambique como beneficiário directo de investimentos em transporte, energia e conectividade digital

O sector de infra-estruturas em Moçambique será um dos...

Trinta países confirmam presença na FACIM-2025

Preparativos da exposição estão em 90 por cento Pelo...