Monday, January 26, 2026
spot_img

Bancos moçambicanos já estão totalmente integrados no novo sistema de pagamentos electrónicos

O Banco de Moçambique (BdM) anunciou hoje que todos os bancos comerciais e instituições de moeda electrónica em Moçambique estão oficialmente integrados na rede única nacional de pagamentos electrónicos. A conclusão bem-sucedida deste processo foi confirmada em uma nota divulgada pelo BdM nesta Terça-feira.

Desde o dia 19 de Novembro, os bancos comerciais e as instituições de moeda electrónica operam exclusivamente na nova plataforma da SIMORede, fornecida pela Euronet. Esta integração representa um marco significativo na modernização do Sistema Nacional de Pagamentos, destacando-se como um avanço crucial na promoção e facilitação dos pagamentos electrónicos em Moçambique.

“Com esta realização, alcançámos um dos principais objectivos da modernização do Sistema Nacional de Pagamentos, que certamente dará um inegável contributo para a dinamização dos pagamentos electrónicos em Moçambique”, afirmou o comunicado emitido pelo BdM.

A nova plataforma da SIMORede oferece uma ampla gama de produtos e serviços, com destaque para a interoperabilidade entre instituições de moeda electrónica, bancos e outros prestadores de serviços financeiros. Essa interoperabilidade é crucial para promover uma maior eficiência e conveniência nas transacções financeiras em todo o país.

Noticias Relacionadas

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...

Inflação média deverá subir de 4,8% em 2026 para 8,4% em 2027, prevê Oxford Economics

A inflação em Moçambique deverá abandonar a trajectória de...

Fundo Soberano cresce em 6% para mais de USD 116 milhões

O Fundo Soberano de Moçambique registou um crescimento significativo...

Juros da dívida de Moçambique com maior queda desde 2018

Os juros da dívida de Moçambique conheceram a maior...