google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Bancos receberam multa de 124,8 milhões de meticais devido a infracções legislativas

Instituições bancárias em Moçambique foram multadas num valor total de 124,8 milhões de meticais, devido a infracções à legislação sobre branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

Segundo o relatório da Avaliação Nacional dos Riscos de Financiamento do Terrorismo, as sanções aplicadas foram consideradas proporcionais, resultado da revisão da Lei das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, que aumentou as penalidades previstas.

As multas foram resultado de inspecções ‘on-site’ realizadas entre 2020-2023, com os bancos penalizados com multas publicadas nos órgãos de comunicação social e no site do Banco de Moçambique (BdM).

O relatório também destaca o uso do sistema financeiro nacional para transferência de fundos de forma fraccionada para contas de pessoas com baixo rendimento em áreas de ameaça terrorista, bem como transferências do estrangeiro para regiões com ameaça terrorista activa, seguidas de levantamento em numerário.

Além disso, há relatos de indivíduos suspeitos de envolvimento com o terrorismo utilizando o sistema bancário para transferências de valores insignificantes, e organizações internacionais e instituições de caridade na província de Cabo Delgado movimentando valores elevados sem o devido acompanhamento dos beneficiários finais.

O documento também menciona que a riqueza em recursos minerais e energéticos da região possibilita a angariação de recursos financeiros por parte dos terroristas através da venda desses recursos a empresas mineiras licenciadas.

Noticias Relacionadas

Lucros da banca moçambicana recuam mais de 20% em 2024, mas sector mantém robustez financeira

Os bancos comerciais que operam em Moçambique registaram, em...

GIFiM intensifica acções de prevenção ao branqueamento de capitais em zonas de risco

O Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (GIFiM) está...

UBA Moçambique regista lucros de 969,2 milhões de meticais em 2024, com crescimento de quase 38%

O United Bank for Africa (UBA) obteve em 2024...