Decorreu de 1 a 3 de Julho, no auditório do BCI, em Maputo, a 2ª edição do Hack4Moz, um evento cujo propósito é reunir jovens e adultos entusiastas em análise espacial, programação e desenvolvimento de soluções tecnológicas, para a promoção de capacidade nacional, de engajamento das partes, e para alavancar a indústria de soluções tecnológicas, alicerce fundamental para o desenvolvimento sustentável de Moçambique.

Trata-se de uma iniciativa da Agência Nacional de Desenvolvimento Geo-Espacial-ADE, cujo acto de lançamento foi orientado pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, na presença de representantes do PNUD Moçambique, da UN-Habitat, do PCE do BCI, Francisco Costa, e de outros parceiros.

O Administrador do BCI, Rogério Lam, referiu na sua intervenção que o modelo adoptado espelha a realidade das organizações como é o caso do BCI, que são confrontadas diariamente com problemas práticos do dia-a-dia, que requerem soluções imediatas.

“É pois, para nós, importante criar estas condições aos jovens provenientes das várias zonas de Moçambique, o que reflecte também a dimensão geográfica do BCI que opera em todo o país” – disse, recordando que foi neste espírito que o Banco acolheu a 1ª edição deste evento realizado em 2019.

“Chegámos à 2ª edição porque acreditamos que a 1ª foi um êxito. Foi de aprendizagem, o que permitiu atingir resultados que nos levam a esta 2ª”,  concluiu, augurando que mais edições possam vir e com melhores resultados.

Nesta maratona tecnológica, em que foram abordadas temáticas como energias renováveis, saúde, educação e mobilidade urbana, o BCI ofereceu estágios aos melhores classificados de cada equipa.

Assim, foram apurados os vencedores, nomeadamente nas seguintes equipas: Mentes cruzadas – 6 (na área da Saúde); Orion – 6 (Energia); Helpa La – 6 (Educação), e INTERLUDIO – 3 (Mobilidade).

O Hackathon conta com participantes de diversos pontos do país, sendo jovens com qualidades excepcionais, os quais pretendem desenvolver soluções tecnológicas com impacto nas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui