Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
spot_img

BCI disponibiliza 33 milhões de meticais para iniciativas juvenis

Através de uma parceria que se vai, fundamentalmente, materializar na oferta de soluções de financiamento, por parte do BCI, para projectos de geração de renda de jovens. Com esta ferramenta, cuja linha de crédito é de 33 milhões de meticais, pretende-se alavancar a inserção juvenil no desenvolvimento do país.

A Secretaria do Estado da Juventude e Emprego (SEJE) e o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) assinaram recentemente em Quelimane, província da Zambézia, o Memorando de Entendimento para a concepção e gestão de soluções de crédito no âmbito do Fundo de Apoio a Iniciativas Juvenis (FAIJ).

Rubricados pelo director geral do Instituto Nacional da Juventude (INJ), Johane Muabsa, e pelo administrador do BCI, Mukhtar Abdulcarimo, os documentos selam uma parceria que se vai, fundamentalmente, materializar na oferta de soluções de financiamento, por parte do BCI, para projectos de geração de renda de jovens. Com esta ferramenta, cuja linha de crédito é de 33 milhões de meticais, pretende-se alavancar a inserção juvenil no desenvolvimento do país.

Ao abrigo do protocolo, compete ao BCI conceber soluções de produtos e serviços com condições especiais para os beneficiários interessados em aderir à iniciativa por via de financiamento; contribuir na divulgação da iniciativa pelos beneficiários elegíveis, apoiando na análise dos projectos e elegibilidade ao financiamento; e celebrar contratos de crédito com os jovens beneficiários, gerindo os recursos do FAIJ, bem como a respectiva carteira de crédito.

O Banco vai ainda prestar assistência técnica ao INJ, mantendo-se o regularmente informado sobre as iniciativas comerciais dirigidas aos Jovens; e em conjunto, realizar sessões de formação e capacitação sobre matérias ligadas à educação financeira e empreendedorismo.

Para este ano, a iniciativa abrange 20 distritos pré-seleccionados das províncias de Cabo-Delegado, Nampula, Zambézia e Sofala, com perspectiva de se tornar mais abrangente nos próximos anos.

Noticias Relacionadas

UBA Expande operações bancárias para França

O United Bank for Africa (UBA), instituição financeira líder...

Nedbank aposta em Moçambique para impulsionar lucros e diversificar operações em África

O Nedbank Group Ltd., quarto maior banco da África...

Prime Rate do Sistema Financeiro Moçambicano reduz para 19,70% em Dezembro

No quadro da implementação do acordo sobre a indexante...

Reservas bancárias crescem, mas com impactos no mercado

As reservas obrigatórias dos bancos moçambicanos voltaram a crescer...