Sunday, October 12, 2025
spot_img

BCI reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade através do Cartão de Débito Bio

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em parceria com a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade através do Cartão de Débito Bio, um produto financeiro inovador que alia conveniência ao impacto ambiental positivo.

Inserido na política de Responsabilidade Social Corporativa do BCI, o Cartão Bio desde a sua introdução em 2017, todo o valor arrecadado com transacções de pagamento em POS, é exclusivamente aplicado no financiamento de projectos de conservação da natureza em Moçambique.

Uma nota nota do BCI refere que o cartão é fabricado com material biodegradável à base de milho, tornando-se no primeiro cartão do género no País.

“Os recursos canalizados por esta iniciativa têm permitido apoiar e expandir projectos de elevada relevância ambiental, incluindo a protecção de espécies ameaçadas como rinocerontes e tartarugas marinhas. Entre os projectos beneficiados destacam-se a conservação da Raphia australis na Reserva Botânica de Bobole, o monitoramento de rotas migratórias de tartarugas na Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas, e a dinamização do Jardim Botânico da Universidade Eduardo Mondlane”, lê-se no documento.

Para o presidente da Comissão Executiva do BCI, Francisco Costa, “estas acções demonstram que o impacto do Cartão Bio vai muito além do uso bancário diário”, pois trata-se de um instrumento de intervenção ambiental e social.

“Cada transacção representa um passo concreto em direcção à preservação da nossa biodiversidade. Esta parceria com a BIOFUND é prova de que iniciativas colaborativas podem gerar resultados duradouros para o bem comum”, realçou Francisco Costa.

Noticias Relacionadas

Vodacom lança Bombinha Touch 4G e amplia o acesso às plataformas online e a Internet

A Vodacom Moçambique lançou em Maputo, a primeira Bombinha...

Seguradoras e M-Pesa firmam parceria para expandir micro-seguros e promover inclusão financeira

A capital do país acolheu a III Conferência Anual...

DHL lança prémio de Exportadores do Ano para Pequenas e Médias Empresas

Os prémios visam reconhecer e celebrar as conquistas excepcionais...

Grindrod assinala dois anos da Campanha de Cultura de Segurança Bassopa e lança “The Grindrod Way”

A Grindrod celebrou esta semana, em Maputo, o segundo...