google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

BGFA lança nova chamada para financiamento de projectos de energia limpa

O Fundo Naciobal de Energia (FUNAE) refere que o relançamento da campanha de apresentação de propostas em Moçambique, que vai na sua segunda edição (BGFA2), tem por objectivo incentivar as empresas privadas de serviços de energia a expandir os seus negócios inovadores e sustentáveis.

Tem também em vista acelerar o acesso à energia limpa e acessível fora da rede para clientes em zonas peri-urbanas e rurais de Moçambique em locais específicos estabelecidos pelo Governo de Moçambique.

As empresas que trabalham no sector fora da rede com experiência na implantação e exploração de mini-redes para fornecer serviços energéticos em locais específicos são elegíveis a candidatar-se ao financiamento.

De acordo com o FUNAE, as soluções solares domésticas autónomas só podem ser oferecidas como uma solução complementar às soluções baseadas em mini-redes para clientes que não serão ligados à(s) mini-rede(s) nos locais especificados. Os projectos que proponham a implantação de soluções exclusivamente autónomas não são elegíveis para financiamento do BGFA2.

“Foi com agrado que tomámos conhecimento do interesse do BGFA em promover e financiar a participação privada na electrificação rural do nosso país. O novo quadro legal e regulamentar para a electrificação fora da rede visa promover e facilitar o investimento privado, reconhecendo os desafios que isso representa”, afirmou Paulo Da Graça, Presidente da  Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), um das instituições que lidera o processo.

O Fundo é financiado pela Suécia, país que está a ajudar Moçambique a alcançar o acesso universal a serviços modernos de energia, incluindo o desenvolvimento do mercado de energias renováveis fora da rede.

“O aumento do investimento em soluções fora da rede é importante para alcançar as comunidades menos servidas e, portanto, para estimular e permitir o investimento do sector privado através de fontes de energia renováveis”, expressou-se Mette Sunnergren, Embaixadora da Suécia em Moçambique.

A ronda de financiamento do BGFA2 está aberta a candidaturas através de um sistema online. O prazo para a apresentação de candidaturas é 31 de Agosto de 2023 às 12:00 horas (meio-dia), hora de Helsínquia (EET).

 

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Três países lusófonos na nova lista de restrições dos EUA

A Administração de Donald Trump lançou uma nova lista...

Preços de bens e serviços aumentaram 4% em Maio passado

Tomando como referência os dados recolhidos em Maio findo,...