Terça-feira, Abril 23, 2024
spot_img

Bloco de Búzi entra em fase de teste

A perfuração do segundo poço no bloco de hidrocarbonetos de Búzi está agora concluída, e o poço deverá entrar na fase de testes nos próximos dias.

Dois poços de exploração de gás natural foram perfurados no bloco de Búzi. A perfuração do segundo, designado BS-2 (Búzi Supercial-2) foi interrompida como resultado das medidas de prevenção de Covid-19.

No momento da interrupção, o poço, situado a mil metros do primeiro poço (BS-1), tinha 836 metros de profundidade, de um total de 1.548 previstos.

Uma fonte do Instituto Nacional do Petróleo (INP) disse à ‘Notícias’ que os testes determinariam a existência ou não de gás natural, e a sua possível quantidade respectiva.

O primeiro poço (BS-1) foi afundado no ano passado a uma profundidade total de 1.567 metros, alcançado a 10 de Março de 2020. O poço revelou a ocorrência de gás natural. Neste momento, aguardam-se os testes de produção para confirmar a descoberta.

O objectivo da perfuração de um segundo poço é avaliar a continuidade lateral das formações geológicas que mostram sinais de gás natural, tanto em BS-1 como em Búzi-1, que foi afundado pelo Golfo de Amoco em 1962 e descobriu gás natural neste local.

Os dois poços estão previstos no programa acordado no contrato de concessão assinado entre o Ministério dos Recursos Minerais e Energia e a Buzi Hydrocarbons PTE Limitada (BHPL) em 2010.

No primeiro período de levantamento, BHPL reprocessou 300 km de levantamento sísmico bidimensional (2D) pré-existente; realizou a reinterpretação de 1.650 km de dados sísmicos 2D pré-existentes, bem como a aquisição, processamento e interpretação de mais 600 km de dados sísmicos 2D.

O contrato de concessão assinado com BHPL é subdividido em três sub-períodos de exploração, num total de oito anos, que foi prolongado por mais 12 meses para permitir a conclusão das actividades previstas no segundo e terceiro períodos de exploração.

Entrevistas Relacionadas

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Galp investiu 25 milhões de dólares no gás de cozinha em Moçambique

A Galp investiu nos últimos três anos cerca de...