O Indexante Único é a taxa média medida pelo volume das operações efectuadas no Mercado Monetário Interbancário para o prazo de vencimento de um dia útil (prazo overnight). Refere-se especificamente às operações da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) entre o BdM e os bancos comerciais (actualmente fixada em 17,25%) e às operações repo (as que representam empréstimos de dinheiro entre os bancos comerciais). O Indexante Único é calculado mensalmente pelo BdM.

Já o prémio de custo é a margem que representa os elementos de risco da actividade bancária não reflectidos nas operações do mercado interbancário, ao qual é adicionado o Indexante Único para constituir a prime rate do sistema financeiro moçambicano. O prémio de custo é calculado trimestralmente pela AMB, com base numa metodologia que toma em conta o rating do País, o rácio do crédito em incumprimento, o rácio de crédito saneado e o coeficiente de reservas obrigatórias para passivos em moeda nacional.

A prime rate do sistema financeiro moçambicano é a taxa única de referência para as operações de crédito de taxa de juro variável e resulta da soma do Indexante Único e do prémio de custo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui