Actualmente, com 25 anos de existência, a BVM conta com um total de 12 empresas cotadas, já financiou a economia em mais de 278.000 milhões de Meticais, pouco mais de 4.000 milhões USD, e a sua capitalização bolsista representa actualmente 24,3% do PIB.
De acordo com o Presidente da BVM, Salim Valá, depois de um período de desaceleração, Moçambique está a entrar numa fase de recuperação económica influenciado pela implementação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) e a BVM quer dar o seu contributo nessas medidas.
Até porque o país precisa de uma Bolsa de Valores líquida e dinâmica para potenciar a diversificação da economia, promover a industrialização, transformação estrutural e a nova era do “Oil and Gas”.
O mercado de capitais é um sistema financeiro que permite a captação de recursos para empresas e governos através da emissão de títulos, como ações e garantias do tesouro. Nesse mercado, os investidores compram títulos com o objetivo de obter lucros a partir dos juros ou da valorização desses ativos.
Em Moçambique, esse mercado é gerido pela BVM – instituto público, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial com a missão de garantir a criação e manutenção de um mercado livre e aberto para a realização de compra e venda de valores mobiliários.
A Bolsa assegura também os serviços de registo, compensação, liquidação e divulgação de informação suficiente e oportuna sobre as operações realizadas.
SAIBA COMO INVESTIR NA BOLSA EM MOÇAMBIQUE
Os investidores na BVM podem participar no mercado de capitais comprando ou vendendo títulos cotados como ações, obrigações e papel comercial.
As ordens de compra ou venda de títulos da Bolsa, podem ser dadas junto das instituições financeiras existentes em Moçambique (ou directamente aos Operadores de Bolsa), mediante o preenchimento de um impresso denominado ordem de Bolsa.
Para o efeito, além da identificação do investidor, a Ordem de Bolsa exige outros dados e informações, nomeadamente, data de ordem, título de bolsa pretendido, quantidade, preço e prazo de validade da ordem.
Quanto ao preço, o investidor tem duas modalidades, sendo uma com limite – quando se estipula um preço máximo a que está disposto a comprar ou um preço mínimo a que está disposto a vender e a outra modalidade é desprovida de limites e, mas podem correr o risco de pagarem um preço mais alto na compra ou receber um preço mais baixo na venda.