Friday, January 30, 2026
spot_img

British International Investment explora financiamento para projectos energéticos em Moçambique

O British International Investment (BII), banco de desenvolvimento do Reino Unido, expressou seu interesse em financiar mais projectos energéticos baseados em gás natural em África. O CEO do BII, Nick O’Donohoe, destacou a intenção do banco em aumentar o acesso à electricidade no continente, especialmente em meio às crescentes pressões globais para reduzir o apoio a projectos de combustíveis fósseis.

O anúncio ocorreu em um momento estratégico, à medida que o mundo se prepara para a 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), agendada para ocorrer no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O CEO O’Donohoe observou que, embora exista uma pressão para reduzir o apoio a combustíveis fósseis, o desafio é encontrar um equilíbrio que atenda às necessidades de mais de 600 milhões de pessoas na África que enfrentam a falta de acesso à energia confiável.

Um dos projectos mencionados é a central térmica de Temane, de 450 megawatts, em desenvolvimento pela Globeleq em Moçambique. Prevista para iniciar a produção de electricidade em 2024, a usina atenderá a demanda de 1,5 milhão de residências, utilizando gás proveniente dos campos operados pela Sasol.

O CEO destacou que o BII está comprometido em manter uma abordagem flexível, oferecendo suporte a projectos sustentáveis em diversas regiões africanas, incluindo Moçambique. Ele também mencionou que a Globeleq já iniciou operações comerciais na central de armazenamento solar e de baterias de Cuamba, na província do Niassa, Norte do país, e está avaliando outros projectos eólicos e solares.

Para impulsionar o desenvolvimento na região, o banco delineou um investimento significativo de cerca de 6 bilhões de dólares em áreas que abrangem desde energia renovável até apoio a empresas lideradas por mulheres. Este movimento reflecte o compromisso do BII em contribuir para o avanço sustentável e inclusivo em África

Noticias Relacionadas

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...

Reguladores da CPLP defendem cooperação para garantir segurança energética e reduzir cortes de electricidade

Os reguladores de energia da Comunidade dos Países de...

HCB Inicia a reabilitação da Central Sul

No âmbito do seu programa de modernização e reabilitação...