Saturday, January 31, 2026
spot_img

Cabo Delgado: Mais de mil empresas fechadas e USD 209M perdidos

Ataques em Cabo Delgado causaram perdas de 209 milhões de dólares e encerramento de 1.110 empresas, disse Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA).

Segundo Vuma, esse valor é referente ao prejuízo sofrido pelos empresários de todos os distritos afectados durante os três anos e meio de acção dos insurgentes no norte do país, mas, não incluem os estragos causados no ataque à Vila de Palma no mês passado.

“Defendemos a necessidade de uma intervenção urgente para minimizar este impacto”, disse Vuma.

Falando das possíveis soluções, o presidente da CTA defendeu que as empresas em Cabo Delgado precisam de créditos com “taxas de juro amigas”.

Sendo que o ataque em Palma causou a interrupção do projecto de exploração do GNL liderado pela Total, Vuma afirma que a sustentabilidade do tecido empresarial ligado à este megaprojecto depende da restauração da paz na província.

Noticias Relacionadas

Moçambique institui novo regulador para supervisão de seguros e fundos de pensões

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, promulgou esta...

Oportunidades para estar atento em Angola e Moçambique

Angola e Moçambique continuam a afirmar-se como os principais...

Principais alterações aos regimes do IRPC, IRPS e IVA em Moçambique

Alterações do Código do IRPC em Moçambique  Sumário Executivo A alteração...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...