Mais de 5.000 empresas foram capacitadas e 15 milhões de dólares disponibilizados em subvenções, através do Projecto Conecta Negócios iniciativa do Governo de Moçambique coordenada pelo Ministério das Finanças e financiada pelo Banco Mundial.
A iniciativa aposta na certificação, profissionalização e financiamento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), preparando-as para integrarem as cadeias de fornecimento de grandes empreendimentos em Moçambique, com enfoque para o Corredor Logístico de Nacala, província de Nampula, zona norte.
Os dados foram partilhados hoje, em Nampula, por Joel Sauane, especialista de desenvolvimento empresarial do Conecta Negócios na região, no quadro de uma missão de supervisão em curso na província de Nampula, destacando que o projecto já alcançou importantes marcos na sua implementação.
“O processo de capacitações tem a sua coordenação a nível das províncias de Nampula, Tete e Cabo Delgado, que são as prioritárias, com o acompanhamento da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN) como entidade co-implementadora do projecto”, disse.
Explicando a filosofia das acções em curso, assegurou que, as formações são estruturadas em duas abordagens: ligações à montante, destinadas às PMEs com potencial de fornecer a megaprojectos, e ligações de consumo, voltadas para microempresas com menor estrutura.
“As PMEs são capacitadas numa primeira fase em gestão de negócios, inclusão de género, competitividade verde e competências digitais. Na segunda fase, passam para o processo de certificação ISO 9001, necessária para fornecer bens e serviços aos megaprojectos, e depois podem concorrer às subvenções”, explicou Sauane.
Segundo a fonte, a meta global é capacitar 9.000 MPMEs, das quais já foram formadas 6.000, das quais 2.900 sediadas em Nampula, onde a meta é de atingir 3.000.

Garantiu que, para apoiar financeiramente estas empresas, estão disponíveis 15 milhões de dólares em subvenções, divididos igualmente em 7,5 milhões para microempresas e 7,5 milhões para PMEs.
Empresários da província de Nampula que participam no programa de capacitações já sentem os benefícios e falam de melhoria de actuação.
Hegínio Mussequece, da Prestígio Construções, falou das suas expectativas. “Aprendemos ferramentas com foco em resultados. A nossa expectativa é conseguirmos certificações que nos permitam participar nos grandes projectos em curso na província de Nampula e não só. Pretendemos concorrer para a subvenção para alavancar o nosso negócio com aquisição de equipamentos”, disse.
Linda Nhalate, que actua no ramo de mariscos em Nampula e Mongicual, elogia a componente de gestão aprendida nas formações. “Vai-nos ajudar a implementar procedimentos administrativos mais profissionais, e isso fará a empresa crescer. Esperamos continuar a expandir e recrutar mais jovens”. A sua empresa conta com 12 trabalhadores fixos e 40 sazonais.
Com execução prevista até 2027, o Conecta Negócios é um projecto estruturante, que visa preparar as MPMEs moçambicanas para concorrerem em mercados mais exigentes, posicionando-as como parceiras estratégicas do desenvolvimento económico nacional.



