O CEO Clubs Network , um dos maiores clubes de presidentes executivos do mundo, anunciou um investimento estimado em mais de 300 milhões de dólares nos sectores de energia e aviação em Moçambique, com o objectivo de reforçar a indústria aérea nacional e desenvolver projectos energéticos considerados estratégicos para o País.
O anúncio foi feito esta terça-feira, 13 de Janeiro, nos Emirados Árabes Unidos, após um encontro com o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, que se encontra em visita oficial àquele país no âmbito da mobilização de Investimento Directo Estrangeiro, de acordo com a Lusa.
Segundo o fundador e presidente executivo do CEO Clubs Network, Tariq Ahmed Nizami, o volume global dos investimentos actualmente em negociação ultrapassa os 300 milhões de dólares e abrange vários sectores da economia, com especial incidência nas áreas da energia e da aviação.
“Se fizermos um cálculo aproximado dos investimentos que estão a ser discutidos neste momento, estamos a falar de um montante superior a 300 milhões de dólares, aplicados em diferentes sectores, mas sobretudo na energia e na aviação, com a meta de melhorar a indústria aérea de Moçambique”, explicou Tariq Ahmed Nizami.

De acordo com o responsável, o grupo é composto por investidores provenientes de várias regiões do mundo, interessados em apostar em sectores considerados determinantes para o desenvolvimento económico sustentável de Moçambique. Tariq Ahmed Nizami acrescentou que o diálogo com o Presidente da República permitiu, igualmente, analisar oportunidades de investimento noutros domínios, nomeadamente na agricultura, no petróleo e gás, bem como em soluções tecnológicas associadas a projectos de cidades inteligentes.
O encontro entre o chefe do Estado moçambicano e o grupo de investidores insere-se na estratégia do Governo de intensificar o diálogo com parceiros internacionais, com vista à captação de capital estrangeiro para sectores prioritários da economia nacional.
Sobre o CEO Clubs Network O CEO Clubs Network é uma organização global de networking empresarial, fundada por Tariq Ahmed Nizami, com sede nos Estados Unidos da América e escritório regional no Dubai.
Criada há cerca de 18 anos, a rede liga CEO e executivos de alto nível em mais de 50 países, promovendo eventos exclusivos que geram oportunidades de negócio nacionais e internacionais. Com capítulos em diversos continentes, o CEO Clubs Network realiza mais de 24 eventos anuais, entre webinars e encontros presenciais, e mantém os membros conectados através de uma aplicação móvel. Nos Emirados Árabes Unidos, a organização regional funciona há mais de 14 anos, congregando cerca de 600 membros de alto nível e mais de 3000 afiliações.
Desde a sua criação, a organização já investiu em projectos e iniciativas empresariais em diferentes sectores, reforçando o desenvolvimento económico e a expansão de negócios entre os seus membros.



